Vertiv: o papel da climatização na eficiência energética do data center

De acordo com especialistas, cerca de 50% da energia consumida pelos data centers é referente ao sistema de refrigeração, ficando atrás somente do consumo de energia dos servidores. Sendo assim, quanto maior o processamento de dados, maior a geração de calor e, portanto, mais energia para o resfriamento do sistema.
 
Sistemas de ar condicionado dedicado para data centers possuem três funções primordiais, são elas: controle da temperatura, controle da qualidade do ar e controle de umidade. Nesta composição, a climatização se torna um sistema crítico, já que tem a responsabilidade de manter o ambiente interno propício à operação dos equipamentos que compõem o data center, como servidores, storages, switches, entre outros.
 
Sendo assim, esforços empregados em climatização podem contribuir significativamente para um menor PUE (Power Usage Effectiveness –  índice que avalia a eficiência energética de um data center, e indica se houve consumo em conformidade com o que foi gerado). A utilização de tecnologias inovadoras e boas práticas de gestão podem ajudar a reduzir o consumo de energia e obter eficiência energética no ambiente.
Em entrevista exclusiva, José Sérgio Ribeiro JuniorConsultor de Aplicações | Thermal Management da Vertiv, fala sobre as tendência em refrigeração para data centers no Brasil.
 

Published 9 November, 2017 by DatacenterDynamics



See video


CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos