Serttel migra data center para a nuvem com a TIVIT

Nos últimos dois anos, a TIVIT teve um crescimento de 50% na região Nordeste, e para isso, contou com a contribuição da pernambucana Serttel

6 February 2020 escrito por DatacenterDynamics

A TIVIT, multinacional brasileira de soluções digitais, foi a responsável pela migração para a nuvem de 100% do data center da Serttel, empresa pernambucana que oferece tecnologias inovadoras para a mobilidade, comodidade e segurança dos ambientes urbanos.
 
Com o desafio de gerar e armazenar 60TBs (terabytes) de dados por cinco anos, de cada uma das cidades em que atua, como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Vitória, Santos, Brasília, Goiânia, Natal, João Pessoa e Recife, a Serttel buscava uma solução que tornasse escalável o seu processamento e que fosse capaz de aumentar o seu desempenho, além de ajudar a companhia no caminho da inovação.
 
Para analisar o grande volume de dados gerados por meio das suas linhas de negócio, a Serttel precisava de um ambiente seguro e que removesse a sobrecarga operacional do sistema. Com isso, a companhia poderia focar no estudo dos dados e das informações armazenadas, e não no gerenciamento dos servidores.
 
Entre as linhas de serviços da empresa, está o Sistema de Trânsito Inteligente, que conta com Semáforos Inteligente e Equipamentos de Fiscalização Eletrônica que gravam cerca de 35 milhões de imagens de veículos por mês, representando 1TB (terabyte) de dados. Para suportar essa carga e possibilitar o crescimento dos negócios, a Serttel optou por migrar todo o seu data center para a nuvem, e a Google Cloud Platform (GCP) foi escolhida.
 
"A TIVIT atuou como especialista na jornada, e a Google Cloud nos indicou como parceiro no Nordeste pois conhece a nossa competência. A nuvem pública Google Cloud foi escolhida estrategicamente, já que a Serttel também desenvolve e usa em seus aplicativos funcionalidades como a geolocalização, uma vez que os semáforos se programam conforme o fluxo de veículos detectados pela plataforma do Google Maps", explica André Frederico, diretor executivo & Head de Cloud Solutions da TIVIT.
 
A migração teve início em outubro de 2018 e durou cerca de seis meses. "Um grande desafio foi manter a disponibilidade do sistema durante a migração, pois o nosso serviço não poderia ser pausado ou desligado em meio ao processo. Nesse sentido, a TIVIT foi uma parceira de alta relevância, e a nuvem da Google habilitou nosso acesso a inúmeros recursos da TI. Com isso, temos agora 28 servidores à nossa disposição para o desenvolvimento e a aceleração de novos produtos e projetos. Além disso, investimos apenas nos recursos que usamos, pois nosso armazenamento ocorre sob demanda", diz Angelo Leite, CEO da Serttel.
 
A jornada foi dividida em quatro fases, vinculadas às demandas da própria Serttel. A primeira iniciou com a carga de imagens da solução de Blitz Eletrônica, que guarda dados dos veículos que passam nos equipamentos de Fiscalização Eletrônica da empresa. As demais fases levaram os servidores restantes e as aplicações para o funcionamento integral da solução em nuvem, como a solução de Semáforos Inteligentes (TrafGO), o sistema ZAE de Zona Azul Eletrônica, o sistema SAMBA de Bicicletas Compartilhadas, o REBUS para a gestão de transportes coletivos inteligentes e o VAMO, uma tecnologia de compartilhamento de veículos elétricos em estações, por meio de aplicativos mobile.
 
"Esse projeto não apenas reforça nossa presença em todo o Brasil, como apoia uma transformação necessária à demanda dos cidadãos, especialmente com soluções de compartilhamento. Hoje, a Serttel está, mais do que nunca, capacitada a usar a tecnologia e outras aplicações para transformar o setor", diz Frederico.
 
Com 30 anos de existência, a Serttel conta com diversas soluções para gerenciamento de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nos principais centros metropolitanos do Brasil. "Um projeto como esse, não limita e acelera nosso crescimento, ou seja, à medida que a companhia crescer, os dados aumentam, o consumo da nuvem sobe. Mas o custo benefício é coerente e sustentável", afirma Leite, CEO da Serttel.
 
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos