Veeam habilita Laboratório Gross a superar desafios de Segurança da Informação

Vítima constante de ataques de ransomware, empresa tradicional do setor farmacêutico apostou no Veeam Backup & Replication 9.5 para não inviabilizar operações de TI

8 January 2020 escrito por DatacenterDynamics

Passando por grandes transformações digitais nos últimos anos e pertencendo a um dos setores mais visados por cibercriminosos, o Laboratório Gross apostou no Veeam Backup & Replication 9.5 para garantir que as operações não fiquem indisponíveis em caso de algum incidente de segurança.
 
“Por ser uma organização de origem familiar e com muito tempo de atuação, o ambiente de tecnologia foi moldado aos poucos. Com a onda de ataques de ransomware nos últimos anos, foi fácil convencer o board a estruturar melhor nossa área”, disse Rafael Vargas, responsável pela Infraestrutura de TI no Laboratório Gross.
 
O setor de Saúde vem passando por grandes transformações digitais nos últimos anos à medida que as organizações dependem cada vez mais da tecnologia, seja para prover melhores resultados laboratoriais, ou desenvolver as melhores medicações. Devido a essa importância, os cibercriminosos se aproveitam de que algumas empresas ainda estão em processo de adaptação tecnológica para procurar brechas de segurança e lucrar com isso, principalmente por meio do sequestro de dados.
 
Pelo fato de a TI ser tão estratégica para o negócio, Rafael Vargas afirma que a inatividade pode custar à organização uma perda de milhares de reais por dia. Qualquer falha de TI, seja devido a um incidente decorrido de ataque cibernético ou por falha humana, pode tirar a TI do ar, derrubando aplicações e sistemas relevantes para o negócio e resultar em perdas financeiras e danos à reputação.
 
Depois de analisar várias soluções no mercado, o executivo considerou a tecnologia apresentada pelo time da DL Master, parceiro da Veeam, essencial para o negócio. “Fiquei encantado e mostrei aos meus diretores. Eles pediram para implementar na hora”. Vargas explica que poucas ferramentas apresentam resultados eficazes numa tecnologia realmente simples de usar.
 
Graças à solução adotada da Veeam, o Laboratório Gross se viu livre de enfrentar todos os prejuízos gerados por um ataque de ransomware. Recentemente, o executivo explicou que um colaborador acessou uma máquina pouco utilizada, cujo antivírus estava desatualizado. Pouco depois, os demais usuários perceberam que alguns arquivos estavam com uma extensão anormal. “Em seguida, chegou a mensagem de resgate. Desliguei tudo, isolei o ambiente e acessei o backup da Veeam. Em menos de uma hora estávamos operando normalmente, com todas as informações recuperadas na íntegra”.
 
Segundo Vargas, essa é a principal característica da tecnologia: a facilidade de usar. “A Veeam é uma solução que simplesmente funciona e resolve um problema de maneira muito rápida”, complementa Amadeu Raposo, consultor em negócios de TI na DL Master. “Em casos mais simples, os próprios colaboradores acionam a ferramenta e resgatam os dados atualizados”. A usabilidade do Veeam Backup & Replication 9.5 é tão intuitiva que não requer manutenção e suporte constante. Com pouco tempo de uso já é possível extrair o melhor que ela oferece.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos