Engetron assegura alta disponibilidade de energia para data center da HostDime

Arquitetura prevista compreendeu configuração Dual Bus, sendo cada nobreak responsável pela alimentação de barramento específico, o que é recomendado pelas boas práticas e pelas normas já estabelecidas para o setor

27 November 2019 escrito por DatacenterDynamics

De um lado, uma empresa de data center, em busca de alta disponibilidade de energia, de outro, uma empresa pioneira no segmento de energia em missão crítica. Quando essas duas organizações se encontraram, o resultado foi uma sólida parceria. Estamos falando da HostDime, considerada uma das maiores empresas de data center do mundo e da Engetron, referência em confiabilidade e continuidade energética.
 
“Fizemos em conjunto uma projeção da carga que seria demandada no momento inicial e da expectativa de crescimento para os próximos anos da HostDime. Modelamos uma solução composta inicialmente por dois UPS de 275kVA, para alimentar o data center, em João Pessoa - Paraíba.
 
A . Em cada barramento, foi prevista a possibilidade de crescimento modular de até 825kVA, com quadros elétricos já concebidos para comportar tal ampliação”, explica Fernando Peres, gerente Nacional de Vendas da Engetron.
 
Por ser um data center Tier III, que oferece maior disponibilidade, pelo gerenciamento dos períodos de manutenção, sem afetar o funcionamento, o que é extremamente importante para evitar paradas programadas ou até mesmo inesperadas, a HostDime precisa entregar alta disponibilidade de energia. “Hoje, nosso modelo de UPS junto com a Engetron nos disponibiliza 15 minutos, para a carga total de autonomia, com o downtime da concessionária de energia externa”, conta Flávia Tabosa, coordenadora de Marketing da HostDime.
 
Desde a etapa de pré-venda, a abordagem da Engetron foi direcionada para o fornecimento de uma solução completa, envolvendo produtos e serviços, devidamente dimensionados para proporcionar máxima segurança e acompanhar o crescimento escalar do negócio da HostDime. 
 
A Engetron acompanhou todas as etapas de implantação, oferecendo suporte integral às necessidades apontadas pela HostDime. “A ativação do sistema foi realizada com a presença das nossas equipes de Suporte e P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), visando garantir o êxito da operação e o perfeito comissionamento da solução instalada”, relembra Fernando Peres. 
 
Oferta de serviços e monitoramento
 
Com o sistema em pleno funcionamento, passou-se à rotina de serviços já previamente acordada no momento da aquisição. “Essa rotina envolve serviços preventivos e preditivos, além de estabelecer um SLA para atendimentos corretivos em prazos bastante reduzidos. A confiabilidade desses serviços é assegurada pelo monitoramento em tempo real das informações instantâneas e históricas de todos os parâmetros elétricos e eventuais anomalias registradas pelo software do nobreak, com o suporte 7x24 do nosso NOC (Network Operation Center), localizado em Contagem/MG”, descreve Peres.
 
A Engetron incorporou aos equipamentos da HostDime, os dispositivos necessários ao perfeito monitoramento das grandezas elétricas envolvidas, inclusive, o Módulo Supervisor de Baterias – MSB IoT, que permite a visualização do status de cada elemento do banco de baterias. 
 
Além disso, a interface com a plataforma Engetron IoT trouxe para a HostDime, a possibilidade de interagir com o seu sistema de energia e ter a tranquilidade de focar em seu negócio de atuação, enquanto a equipe Engetron monitora todo o parque instalado.
 
Através da Internet das Coisas, é possível fazer avaliação das tendências da rede elétrica, analisar ocorrências, configurar ações proativas e preditivas, contar com o suporte 7x24 da fábrica e, de uma forma geral, tornar o sistema de energia muito mais confiável. 
 
Satisfação garantida
 
“Entendemos que o fato da Engetron desenvolver sua tecnologia em território nacional, ciente das peculiaridades técnicas e financeiras do cenário brasileiro, aliada à capacidade de prover soluções customizadas, de acordo com a necessidade específica de cada cliente, faz da empresa a melhor opção para aplicações de missão crítica”, destaca o gerente Nacional de Vendas da Engetron.
 
A satisfação da parceira, compreende também, a assistência pós-venda e o apoio ao projeto de expansão futura. "Escolhemos a Engetron, porque ela nos garantiu suprir necessidades de UPS, nas próximas etapas de crescimento da empresa. Além disso, é uma parceria que supre a nossa necessidade, com a realização de manutenções periódicas", ressalta John Lennon, coordenador de Elétrica da HostDime Brasil.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos