Teevo abre mão de data center próprio por Azure

Empresa gaúcha atuava no setor desde 2012

8 July 2019 escrito por DatacenterDynamics

Teevo abre mão de data center próprio por Azure
Fábio Junges, diretor comercial da Teevo
Com quase 30 anos no mercado, a Teevo, empresa com sede no Rio Grande do Sul, especializada em soluções de TI, vem acompanhando as tendências do meio desde a criação dos primeiros sistemas de e-mail e trabalho colaborativo até o surgimento da nuvem. Suas duas unidades atendem a mais de 2 mil clientes em todo o Brasil, atuando em três grandes áreas: comercialização de hardware e software, serviços gerenciados em cloud e inovação tecnológica, em que são criados novos produtos e soluções.
 
Uma das tendências que a Teevo seguiu foi o oferecimento de data services. “Nossa operação começou em 2012, quando compramos uma empresa de data center e rapidamente a transformamos em um dos principais centros de processamento de dados da região”, conta o diretor comercial da Teevo, Fábio Junges. “Em paralelo, avançamos muito no oferecimento de serviços em nuvem da Microsoft, tanto o Azure quanto a plataforma 365”, conta. No ano de 2015, a Teevo percebeu que o mercado tendia para um modelo de negócio onde o formato on premises não atenderia mais às empresas, que migrariam para o modelo de nuvem. “Ficou evidente que faria sentido migrar esses clientes da nossa estrutura para o Azure”, explica Junges.
 
Ao mesmo tempo em que a Teevo migra seus cerca de 300 clientes (que têm o perfil de companhias de grande porte) para o Azure, ela visa iniciar um movimento no mercado para incentivar que outras empresas façam o mesmo. “Estamos no final da migração e faltam cerca de 40 clientes para concluir o processo”, conta o diretor de operações da Teevo, Robertson Kieling. “Foi muito importante o apoio que tivemos da Microsoft. Um apoio construtivo de especialistas que ajudaram a pensar o processo, a fazer o planejamento e a garantir essa execução.”
 
Kieling informa que as respostas dos clientes migrados do antigo data center da Teevo para o Azure são surpreendentes. “Havia uma preocupação inicial relacionada à performance, um dos aspectos que demos mais importância ao projeto. Eles ficaram muito felizes com a performance que obtiveram do ambiente”, conta. Com o término da migração, ao garantir que seus clientes tivessem um sistema que funcionasse tão bem ou ainda melhor com todas as tecnologias que usavam em seu antigo data center, Robertson conta que a Teevo pretende começar a segunda fase do projeto, que é a da transformação. “Vamos conversar com eles sobre seus processos de negócio e ver como podemos utilizar as tecnologias do Azure que hoje não estão disponíveis no data center tradicional.”
 
Uma questão essencial para os clientes da Teevo é a segurança dos dados. Na opinião de Castro, o ambiente de segurança do Azure é absolutamente mais seguro do que a grande maioria dos ambientes corporativos tradicionais. “Como a nuvem traz a segurança como uma de suas características de desenvolvimento, um data center não consegue ter o mesmo nível de entrega. Há centenas de ferramentas disponíveis que não seriam possíveis de implementar em empresas de pequeno ou médio porte, mas que aqui são consumidas como serviço. Empresas grandes, acostumadas a fazer amplos investimentos nessa área, passam a se concentrar no suporte da área de negócios com maior disponibilidade.”
 
O Azure oferece grande quantidade de recursos e alta capacidade de suporte, processamento e escalabilidade por custos mais acessíveis em relação ao ambiente de um data center tradicional. Essas vantagens são benéficas não apenas para os clientes da Teevo, mas também para a própria empresa, que achou ser vantajoso desligar o seu próprio data center para oferecer exclusivamente a nuvem da Microsoft para as empresas, como comenta Junges: “Do ponto de vista operacional, o gerenciamento é mais fácil e a manutenção é mais simplificada, mas, acima de tudo, entregamos um valor adicional aos clientes que operam agora em Azure, não mais apenas na camada de infraestrutura, mas oferecendo serviços agregados que vão efetivamente transformar as áreas de negócio, com Serviços Cognitivos, Inteligência Artificial, mais resiliência e flexibilidade em uma plataforma mais robusta e preparada para ajudá-los a fazer a Transformação Digital”.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos