Embraer e Banco Fibra apostam em Big Data e Cloud da Claranet

Provedora de TI foi responsável por projeto da gigante aeronáutica e migração integral para nuvem da instituição financeira
 

8 July 2019 escrito por Tatiane Aquim

Embraer e Banco Fibra apostam em Big Data e Cloud da Claranet
Carlos Eduardo Alves, head de marketing na Claranet Brasil
Provedora de serviços gerenciáveis em TI, a Claranet Brasil destaca este mês dois cases de sucesso: com o Banco Fibra, que fez a migração completa de suas aplicações para a nuvem, e a Embraer, que desenvolveu um projeto de Big Data para análise de performance de cada voo, o que pode diminuir o tempo de maturação de aeronaves, otimizar custos com manutenção e prever falhas dos softwares dos aviões da companhia.
 
Além disso, a provedora de serviços de TI ainda deve desenvolver projetos para migração para a nuvem de sistemas e aplicações da Embraer, colocando a fabricante de aeronaves no mapa da Transformação Digital. O projeto é resultado de uma parceria com a Amazon Web Services, plataforma de serviços de Computação na Nuvem. Em entrevista exclusiva, Carlos Eduardo Alves, head de marketing na Claranet Brasil, fala sobre os dois cases, confira.
 
DCD: Gostaria que falasse um pouco mais sobre o projeto com a Embraer.
 
C. A.: A Claranet desenvolveu um sistema em nuvem capaz de captar, armazenar e fazer análise de alto volume de dados para manutenção preditiva da família de E-Jets da Embraer, o que pode diminuir o tempo de maturação de aeronaves, otimizar os custos com manutenção e prever falhas dos softwares dos aviões da companhia. O projeto foi feito em conjunto com a AWS Professional Services.
 
A solução em tecnologia, que reúne Big Data e Analytics, pode oferecer um ganho de 96% de produtividade em análise e processamento de dados das aeronaves, estabelecendo novos padrões em serviços e suporte aeronáuticos, além de um alto poder de escalabilidade, elasticidade, durabilidade e análise.
 
Consideramos esta parceria uma importante autenticação das nossas competências em Big Data e Analytics, que já são comprovadas por nossas certificações nestas áreas na AWS.
 
DCD: Além do case da Embraer a Claranet e a Amazon Web Services já trabalharam em outro projeto? 
 
C. A.: A Claranet é parceira da AWS em outros projetos. O relacionamento entre as duas empresas é bastante estratégico, uma vez que permite a entrega de projetos de alta qualidade e impacto direto no negócio de nossos clientes em comum.
 
Recentemente fizemos a migração de absolutamente todas as aplicações e sistemas do Banco Fibra para a nuvem AWS. Este projeto foi um esforço em conjunto com AWS que fez todo o dimensionamento e provisionamento do ambiente para sustentar o workload do banco.
 
Outro exemplo da parceria é o trabalho em conjunto para otimização dos serviços da Serasa que é cliente Claranet de sustentação e hospeda suas aplicações em AWS.
 
DCD: Gostaria que falasse sobre o case do Banco Fibra.
 
C. A.: A Claranet deu suporte à migração integral para a nuvem das aplicações do Banco Fibra, que é focado em grandes e médias empresas dos setores de Agronegócio e corporativo. O projeto contou com a participação da Amazon Web Services (AWS). A partir de agora, serviços como Internet Banking, sistema jurídico e de pagamentos, entre outros, rodam integralmente em uma plataforma de nuvem, o que deve garantir um retorno financeiro 6% maior em um período de 5 anos, além de oferecer mais estabilidade e escalabilidade às aplicações, e mais segurança aos clientes e colaboradores da instituição. 
 
DCD: Em que regiões do país a Claranet atua?
 
C. A.: A Claranet tem atuação em todas as regiões brasileiras. Globalmente, a empresa atua em 11 países: Inglaterra, Portugal, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Brasil, Estados Unidos, Índia e Austrália. Ao todo, são mais de 2000 colaboradores em 24 escritórios pelo mundo.
 
DCD: Quantos data centers a Claranet possui atualmente?
 
C. A.: Ao todo são 43 data centers em diversas localidades. Hoje, cada vez mais empresas estão vendo além da economia que a Nuvem Pública pode oferecer. O crescimento de possibilidades de inovação é gigante e os recursos da nuvem são quase ilimitados.
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos