Município de Maringá sai na frente em Blockchain

Capitaneada pela Software by Maringá, estratégia visa estimular a aquisição de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento da região

12 March 2019 escrito por DatacenterDynamics

Maringá é um grande centro de TIC com faturamento de cerca de um bilhão de reais no último ano. As empresas que fazem parte desse arranjo produtivo estudam opções para se manterem competitivas e ainda mais relevantes no mercado nacional e internacional.
 
Atenta a esse cenário de inovação, a Software by Maringá, entidade que reúne mais de 100 empresas de TI, startups e profissionais autônomos, trabalha para posicionar o ecossistema de Tecnologia da Informação (TI) de Maringá e região como um dos quatro principais polos de TI do Brasil até 2020, sendo referência como um Ecossistema de Inovação, está atenta ao potencial da Blockchain, não apenas das experiências com criptomoedas, mas principalmente com a confiança de dados de uma Blockchain.
 
De acordo com Luis Marcos Campos, presidente da entidade, "a ideia é escalar o faturamento do setor por meio da aquisição de conhecimento, pesquisa e desenvolvimento locais. Maringá tem grande tradição cooperativista, e a Blockchain tem tudo a ver com cooperativismo e inclusão. É exatamente sobre esta visão que o sistema nasceu e guarda grande potencial de gerar riqueza e bem-estar social", explica.
 
"Com a evolução dos estudos e maior entendimento dos conceitos sobre o que é e como funciona uma Blockchain, Maringá está se preparando para organizar a criação de uma infraestrutura Blockchain local, a criação de uma rede maringaense de Blockchain com participantes das mais diferentes esferas: empresas de software, agronegócios, saúde, setor público, todos engajados na pesquisa e desenvolvimento da tecnologia Blockchain para benefício da sociedade e das próprias empresas participantes", relata Guilherme Vargas Furlaneto, vice-presidente de qualidade e diretor-adjunto da Câmara de Negócios Financeiros (Fintech) da Software by Maringá.
 
A adoção está em estágios iniciais, mas a pesquisa e o envolvimento do setor já mostram sinais de maturidade para diferenciar o que é moda e o que veio para ficar. O fomento da Software by Maringá é essencial para a consolidação de Maringá como HUB Blockchain no Brasil e no mundo e a associação já se organiza para promover capacitação técnica aos interessados e estuda a viabilidade de parcerias com grandes instituições que são referência no tema, tais como a Blockchain Academy, em São Paulo, o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Cambridge, nos Estados Unidos e a Oxford University, de Londres.
 
O melhor modelo possível é a união da sociedade organizada para criar uma rede de infraestrutura Blockchain ajustada para potencializar a vocação da economia local de cada cidade e arranjo produtivo, sempre pensando em como esse protocolo poderá se conectar a blockchains estaduais, federais e internacionais em um futuro próximo.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos