Furukawa garante agilidade no ambiente de data center com Fibras Multimodo OM5

Sistemas de Fibra Óptica Multimodo apresentam-se também como a solução de melhor relação custo-benefício para data centers hoje  
 

12 February 2019 escrito por Tatiane Aquim

Furukawa garante agilidade no ambiente de data center com Fibras Multimodo OM5
Luiz Zimmermann Felchner, Gerente da Engenharia de Aplicações da Furukawa Electric Latam
A demanda cada vez maior por capacidade e velocidade de transmissão de dados, determinada pelo crescimento exponencial de aplicações como streaming de vídeo e serviços na nuvem, tem exigido dos data centers uma evolução tecnológica constante para atender às novas necessidades do mercado. Segundo a Furukawa Electric Latam, nesse cenário, os Sistemas de Fibra Óptica Multimodo apresentam-se como a solução de melhor relação custo-benefício para o segmento de data centers.
 
De acordo com o Gerente da Engenharia de Aplicações da Furukawa Electric Latam, Luiz Zimmermann Felchner, o Brasil hoje conta com avanços tecnológicos como: alteração da topologia para "SpineLeaf”; a utilização de data center tipo Edge, que está mais próximo do usuário e o uso de Fibras Ópticas OM5, que possibilitam o uso de quatro comprimentos de onda através da tecnologia SWDM (Short Wave Wavelength Division Multiplexing). Isto tudo, buscando atender uma demanda crescenter e tornar o ambiente do data center mais ágil à mudanças atuais e futuras.
 
Confira aqui, a entrevista completa com o especialista da Furukawa, que explica porque os Sistemas de Fibra Óptica Multimodo garantem melhor aproveitamento na infraestrutura e apresentam-se como a solução de melhor relação custo-benefício para data centers hoje.  
 
DatacenterDynamics: Gostaria que falasse sobre as possibilidades de uso da Fibra Óptica Multimodo em especial a OM5.
 
Luiz Zimmermann Felchner: Já há muitos anos temos sistemas ópticos usando a tecnologia WDM (Wavelength Division Multplexing), onde temos a transmissão de não somente um comprimento de onda, mas sim de vários e ao mesmo tempo, naquele momento isto não era possível em Fibra Óptica Multimodo. O desenvolvimento das Fibras Ópticas OM5, quebra esta premissa e agora podemos usar também diversos comprimento de onda, ao mesmo tempo, em Fibras Ópticas OM5. 
 
Atualmente, já está publicada a normativa para o SWDM (Short Wave Wavelength Division Multiplexing), que traz novas possibilidade de uso da Fibra Óptica Multimodo em especial OM5, com o melhor custo benefício para o data center.
 
Para melhor ilustrar no IEEE, já temos o desenvolvimento de novas velocidades com o uso de SWDM em Fibra Óptica OM5 para velocidades de 200Gbps e 400Gbps. 
 
DCD: Como a Furukawa avalia o aumento da demanda brasileira por maior velocidade de transmissão de dados?
 
L. Z. F.: Estamos no Brasil em uma fase de crescimento exponencial de serviços na Nuvem, IoT e aplicações de streaming de vídeo. Se olharmos um pouco mais as aplicações de vídeo, em especial plataformas de OTT, que já somam 78 plataformas no Brasil, com canais ao vivo e um repositório de 72 mil filmes e mais de 12 mil séries, vamos precisar de uma infraestrutura com uma excelente velocidade e estabilidade de transmissão.
 
Esta infraestrutura para o aumento de velocidade já está sendo feita na ponta junto ao usuário, onde as operadoras e os provedores de internet já estão chegando com fibra óptica. Com base nisto, podemos avaliar que devemos ter bons investimentos também na parte de data center, com respeito a velocidade de resposta a solicitações dos usuários. Ou seja, teremos necessidade de mais fibra óptica e novas tecnologias ópticas.
 
DCD: Por que os Sistemas de Fibra Óptica Multimodo apresentam-se como a solução de melhor relação custo-benefício para data centers?
 
L. Z. F.: Bom, temos disponível para aplicações nos data center, 3 tipos de meios de transmissão, Cobre, Fibra Óptica Multimodo e Monomodo. Todos padronizados, operantes, e claro, com custos diferentes.
 
Como sabemos o custo do data center está ligado diretamente ao espaço necessário para a sua operação, e neste ponto o cobre hoje por seu dimensional e capacidade térmica deixa muito a desejar; as Fibra Ópticas Monomodo têm um dimensional reduzido, mas devido ao uso de laser (alto custo), não tem um custo-benefício excelente para uso em canais de curta distância. Neste ponto entra a Fibra Óptica OM5 Multimodo, superior tecnologicamente em relação aos seus irmãos Multimodo, podendo ter múltiplos comprimentos de onda, técnica já usada em Fibra Óptica Monomodo. Assim, hoje para data center, onde em média o comprimento dos canais é em torno de 100m, é onde a Fibra Óptica Multimodo OM5 se destaca como melhor custo benefício.
 
Além do mais, as Fibras Ópticas Multimodo vêm substituindo o cabeamento de cobre em novos projetos, por diversos fatores como:  espaço utilizado, velocidade, largura de banda, segurança, etc.
 
DCD: O que os sistemas de Fibra Óptica Multimodo acrescentam em questão de transmissão?
 
L. Z. F.: De forma geral as velocidades de transmissão nos data centers estão voltadas para as Fibras Ópticas Multimodo OM5, que permitem um projeto de transmissão construído hoje, que suporte futuras necessidades de velocidades como de 100Gbps, 200Gbps ou 400Gbps, que uma rede de cobre, como sabemos, não suporta. E com as Fibras OM5 podemos ter o conceito de redes à prova de futuro, principalmente com o uso SWDM (Short Wave Wavelength Division Multiplexing).
 
DCD: Esse será o principal lançamento da Furukawa em 2019? 
 
L. Z. F.: Fibra Óptica OM5 é um dos pontos importante para alavancar os novos produtos, que apresentamos no final do ano de 2018, no Furukawa Summit. Claro que com as Fibras OM5, vêm todo um portfólio de produtos com foco na escalabilidade para projetos à prova de futuro, que chamamos de Data Center HyperScale. Para esta aplicação já estão disponíveis os novos bastidores/ODF PEACOC de ultra alta densidade), OCEF dentre outros produtos, pois sabemos que devemos seguir constantemente na busca de soluções de alta tecnologia, disponibilidade e segurança para nossos clientes.
 
A Furukawa entende que para haver uma boa implementação de data center, é necessário ter parceiros e não simplesmente fornecedores de partes e peças, mas sim especialistas capacitados. É com esta visão que a Furukawa é um dos poucos fabricantes que tem uma solução completa de data center e atualmente é a marca mais presente em toda a América Latina.

 

 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos