Dataprev: Data Center Distrito Federal conquista certificação Tier III Facility

Selo atesta que a instalação foi construída conforme o projeto e atende a todos os pré-requisitos para a realização de manutenções sem a necessidade de interrupção da sua operação

5 February 2019 escrito por DatacenterDynamics

Dataprev: Data Center Distrito Federal conquista certificação Tier III Facility
Data Center Distrito Federal (DCDF)
A Dataprev inicia o ano de 2019 com a conquista da certificação Tier III Facility para o Data Center Distrito Federal (DCDF), selo conferido pelo Uptime Institute que assegura o atendimento a requisitos de segurança e disponibilidade da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação. As adequações físicas, auditorias e testes necessários foram concluídos ainda em dezembro de 2018, quando se iniciou o prazo para emissão do certificado.
 
“Essa conquista reafirma a responsabilidade e o compromisso da Dataprev com seu maior patrimônio, que são os dados dos cidadãos que estão sob nossa guarda”, destaca o presidente, André Leandro Magalhães.
 
O resultado reflete o contínuo aperfeiçoamento dos data centers da empresa para oferta de melhores serviços digitais ao cidadão. Com data centers também no Rio de Janeiro e em São Paulo, a Dataprev foi a primeira empresa pública a receber o selo Operations e completar o ciclo Tier III, em 2017. Em janeiro de 2018, foi a vez do Data Center Distrito Federal obter a certificação Tier III de projeto (Design).
 
 
Já a certificação Tier III Facility, conquistada agora pelo Data Center Distrito Federal, atesta que a instalação foi construída conforme o projeto e atende a todos os pré-requisitos para a realização de manutenções sem a necessidade de interrupção da sua operação.
 
“O alcance de mais uma certificação Tier III é fruto dos investimentos realizados e da atuação de mais de dois mil funcionários ligados diretamente ao nosso setor produtivo. Demonstra o compromisso de uma empresa pública cumprindo sua responsabilidade pelo processamento de dados dos cidadãos”, ressalta o diretor de Tecnologia e Operações, Matheus Belin.
 
Representantes do Uptime Institute estiveram no DCDF na segunda semana de dezembro para realizar testes e avaliar o projeto. Durante essas avaliações, foram isolados quadros elétricos, equipamentos de climatização e caminhos de distribuição de energia para simular uma situação de manutenção e atestar que o data center se mantém em operação nessas situações.
 
Segundo o coordenador de Gestão de Engenharia e Facilities, Eduardo da Costa Sousa, as adequações necessárias na infraestrutura física do DCDF para obtenção do selo Facility foram realizadas durante o ano de 2018. Esse processo incluiu a instalação de novos reservatórios de combustível dos geradores, visando garantir uma autonomia mínima de 12 horas do sistema de geração de energia, e a execução da dupla abordagem de entrada dos circuitos das operadoras de telecomunicação. Foi realizada ainda a segregação física dos caminhos de distribuição de energia.
 
Este ano, a empresa já deu os primeiros passos para aquisição da certificação Operations para o DCDF, certificando sua sustentabilidade operacional e garantindo que os processos adotados seguem as melhores práticas mundiais. Em janeiro de 2019, a Dataprev realizou, em conjunto com o órgão certificador (Uptime Institute), o Workshop de Sustentabilidade Operacional, visando identificar as oportunidades de melhoria nos processos de gestão, manutenção e operação do DCDF.
 
“Durante os meses de fevereiro e março de 2019, serão implantadas as melhorias propostas pelo Uptime Institute nos processos e ferramentas de gestão, manutenção e operação do DCDF. Está agendada para abril de 2019 a auditoria final do Uptime Institute para conclusão do processo de certificação do DCDF e obtenção do Selo Tier III - Gold (Operational Sustainability). Dessa forma, a Dataprev concluirá o processo de certificação Tier III e a padronização de todos os seus data centers”, conclui Eduardo Sousa.
 
Sala dos geradores do DCDF: autonomia mínima de 12 horas do sistema de geração de energia
 
Sobre a certificação
 
O Uptime Institute criou o seu sistema de classificação Tier em meados dos anos 90, com o objetivo de avaliar os serviços de facilities de data centers, do ponto de vista de performance e disponibilidade da infraestrutura.
 
As classificações Tier (palavra que significa nível ou camada em inglês) são progressivas, do nível I a IV, cada uma delas incorporando os requisitos definidos para as faixas anteriores. A cada faixa, aumentam as garantias de disponibilidade dos recursos de TI e também os custos e a complexidade da operação.
 
Excelência também em eficiência energética
 
Em novembro de 2018, a Dataprev se tornou a primeira empresa pública da América Latina a receber o selo CEEDA - Certified Energy Efficiency in Data Centres Award - que atesta as melhores práticas de eficiência energética de seus três data centers (Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal) e confirma que a gestão e operação dos ambientes estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa.
 
Conferido pela DatacenterDynamics Brasil Tecnologias Ltda, o selo é independente, ou seja, não possui vínculo com fornecedores e fabricantes. Sua conquista confirma que a empresa está comprometida não só com a gestão e operação de seus ambientes, como também com o desenvolvimento sustentável e eficiente, zelando pelo investimento público que foi feito nesse sentido.
 
Auditor da Uptime e equipes da COGF e do DCDF reunidos durante workshop em Brasília 
 
 

 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos