Com garantia de baixa latência data center da HostDime desponta no Nordeste

Data Center em João Pessoa conta com clientes como Baterias Moura, Sebrae Paraíba, Grupo Parvi e Rede Roval de Farmácias

6 February 2019 escrito por Tatiane Aquim

"O mercado brasileiro de data center tem um grande potencial. O Brasil é uma das maiores economias do mundo e o setor tem muito para se desenvolver, especialmente com o novo cenário político, favorável em várias frentes econômicas. Com a ampliação da infraestrutura de conectividade, o segmento de Infraestrutura de Data Center terá uma terra fértil para crescimento", é o que afirma Filipe Mendes, CEO da HostDime, provedora de data center, que vem apostando no mercado do Nordeste, focando sobretudo nas empresas que já possuem estrutura interna de data center e em empresas que já estão na nuvem, com fornecedores instalados fora da região. 
 
Por dois anos seguidos (2017 e 2018), a HostDime foi finalista do DCD Latin Awards; premiação que reconhece os melhores projetos de data center e cloud. Em 2017, a empresa disputou o prêmio na categoria “Provedor de Colocation do Ano” e em 2018, na categoria “Melhor Data Center de um Provedor de Serviços”. A participação na premiação atesta que a estrutura instalada em João Pessoa, na Paraíba, compete em nível de igualdade com qualquer data center na América Latina. 
 
Atuando há 12 anos no Brasil e, há 18 meses operando um data center inovador na região Nordeste, a empresa entra em 2019 comemorando os resultados obtidos. "Clientes regionais, que antes tinham suas estruturas alocadas na região Sudeste, estão extremamente satisfeitos por terem migrado suas operações para o nosso data center, principalmente por conta da baixa latência que podemos oferecer", diz o CEO, ressaltando que "isso se deve à posição estratégica da Paraíba que, por cortar o Nordeste ao meio, garante à HostDime uma grande capilaridade e assim, pode entregar uma latência de até 10ms para qualquer estado da região."
 
Além de oferecer velocidade, disponibilidade e segurança para que os clientes operem seus sistemas críticos e armazenem seus dados, o data center da HostDime em João Pessoa vem contribuindo para atrair empresas para a região, pois com a dependência dos negócios dos seus sistemas, estar próximo dos seus servidores é um fator crítico para o sucesso das operações.
 
Em entrevista exclusiva, o CEO da HostDime, fala sobre a atuação da empresa no Nordeste. Leia, a entrevista, a seguir.
 
DatacenterDynamics: Desde a inauguração do data center na Paraíba até hoje, qual é o balanço que a HostDime faz?
 
Filipe Mendes: A HostDime tem como perfil construir operações em locais onde não seria tão comum a instalação de data centers. Essa estratégia acaba nos dando uma vantagem competitiva, pois a proximidade física entre os clientes e seus servidores é a principal variável para uma baixa latência (tempo de resposta) e, como sabemos, tempo vale mais do que dinheiro hoje em dia. 
 
E o Nordeste tem essa característica. Apesar de ser uma região em pleno crescimento e de estar mais perto do continente Europeu, as condições climáticas tornam a operação de um data center mais desafiadora. Devido a essa necessidade de climatização, otimizar o uso da energia é um dos nossos grandes desafios.
 
DCD:  A demanda era a esperada pela empresa?
 
F. M.: Temos consciência de que o Nordeste é uma grande oportunidade, pois não temos concorrentes com disponibilidade nem com os diferenciais que possuímos. 
 
Nosso crescimento tem sido de forma orgânica, sobretudo por meio da indicação. Quem está conosco sempre indica nossos serviços e qualquer empresa pode ser cliente da HostDime. Mas para isso é preciso superar o obstáculo do “medo da migração”. O fator cultural de manter a infraestrutura de servidores dentro da empresa foi identificado no nosso planejamento estratégico e isso faz com que tenhamos os pés no chão. Apesar disso, a demanda tem sido superior ao que planejamos.
 
DCD: Quais são os principais clientes da HostDime no Nordeste?
 
F. M.: Hoje temos empresas de diversos segmentos, como o Grupo Parvi, com sede em Recife, que possui mais de 90 concessionárias no Norte, Nordeste e Sudeste. Outro cliente que se destaca é a Baterias Moura, principal fornecedora de baterias para as fábricas de automóveis na América Latina. Empresas de logística como o Grupo Horizonte, empresas de varejo, como a Rede Roval de Farmácias, que atua em todo Nordeste. Sebrae Paraíba e Cerâmicas Elizabeth também são marcas de destaque no mercado que são clientes da HostDime.
 
DCD: O data center conta com alguma certificação? 
 
F. M.: O principal diferencial da HostDime, em todos os nove países onde estamos presentes, é a expertise na construção de data centers. Nossos engenheiros construíram o data center de acordo com as melhores práticas, alinhadas com as políticas recomendadas pelos principais órgãos de certificação. 
 
Possuímos todos os requisitos para as certificações mais reconhecidas. Conquistamos a certificação SOC Tipo 2 e estamos sendo avaliados de forma rigorosa em auditorias para emissão da Certificação Tier III (Uptime Institute).
Fora isso, a estrutura operacional do data center está de acordo com as certificações: PCI; ISO 27001; SSAE-16 e ISAE 3402
 
Também estamos nos preparando para obter a Certificação CEEDA, que atesta Eficiência Energética.
Na área de gestão operacional e gestão de projetos, nosso time possui certificações diversas, com destaque para: PMI; ITIL; Scrum Master; HDI e COBIT.
 
DCD: Está prevista alguma otimização para o data center?
 
F. M.: Inovação faz parte do negócio. Estamos otimizando nossas operações constantemente, sobretudo nas áreas de segurança, servidores, redes e desempenho energético.
 
DCD: A HostDime pretende abrir mais algum data center no Brasil? 
 
F. M.: Pretendemos expandir nossas operações no Brasil seguindo a estratégia do nosso Grupo: disponibilizar infraestrutura em locais onde não é comum a instalação de data centers e assim, atender demandas latentes. Acreditamos que o Nordeste tem um grande potencial de crescimento, por isso estamos estudando a possibilidade de construir uma nova estrutura na região. Mas ainda não decidimos a cidade.
 
DCD: A HostDime possui data center em outros países da América Latina? 
 
F. M.: Na América Latina, além do Brasil, a HostDime possui operações no México e na Colômbia.
 
Em nível global, a HostDime está entre as três maiores empresas do mundo no segmento de data center, e escolheu o Brasil para inaugurar sua primeira filial fora dos Estados Unidos, em 2006. Presente em oito países e atuando em quatro continentes, há 15 anos a HostDime provê alcance global para empresas através de estruturas certificadas com alta disponibilidade, segurança e desempenho de redes.
 
 
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos