Dataprev solicita certificação CEEDA para data centers em Brasília, Rio e São Paulo

Selo sustentável tem como objetivo fornecer uma análise da implementação das melhores práticas de eficiência energética auditada e certificada dentro de um data center
 

10 October 2018 escrito por DatacenterDynamics

Dataprev solicita certificação CEEDA para data centers em Brasília, Rio e São Paulo
Máquinas do Data center da Dataprev no Rio de Janeiro - Foto: Mirian Fichtner
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), uma das mais inovadoras do setor público do Brasil, decidiu colocar seus data centers à prova ao investir no processo de certificação do selo CEEDA (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award), de eficiência energética. Os data centers da empresa que serão avaliados estão em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
 
Iniciado em agosto, a previsão é que o processo de avaliação dos data centers leve pouco menos de três meses e a certificação seja entregue no dia 6 de novembro, em São Paulo, durante o DCD Brasil 2018, evento anual que reúne os principais players do setor para discutir os caminhos do mercado de data center nacional.
 
Pioneira no setor público quando o assunto é otimização de data center, a Dataprev investiu, nos últimos anos, na modernização e ampliação de seus data centers. Após a renovação dos data centers, a empresa investiu, também, na certificação de seus data centers, tornando-se a primeira empresa pública do Brasil a completar o ciclo Tier III e a alcançar o selo Gold. 
 
Iniciativas para redução no consumo de energia e água nos data centers
 
Dispondo de sistemas de climatização de precisão, os data centers da Dataprev além de garantirem as condições ambientais (temperatura e umidade) adequadas para operação dos equipamentos de TI, contribuem para a redução do consumo de energia do ambiente, uma vez que são mais eficientes que os sistemas de climatização convencionais.
 
Além disso, os data centers possuem configuração de corredor quente/frio, responsável pela segregação física entre o ar frio insuflado pelo sistema de climatização e o ar quente que é dissipado pelos equipamentos de TI. Essa configuração garante uma melhoria da eficiência energética do sistema de climatização do data center, uma vez que não há mistura entre o ar frio e o ar quente, o que ajuda na manutenção da temperatura adequada no ambiente de TI.
 
Além disso, os data centers localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro possuem sistemas de climatização baseados em água gelada, com utilização de chillers de condensação a ar (mais eficientes), que permitem um acompanhamento contínuo das condições ambientais externas (temperatura e umidade), visando elevar a temperatura de saída da água gelada.
 
Fator importante, o aumento de 1º C na temperatura de saída da água gelada proveniente dos chillers pode representar uma economia de até 2% no consumo de energia total do data center.
 
Nos ambientes de TI, a Dataprev adotou a iluminação LED, mais eficiente do que as lâmpadas fluorescentes, normalmente utilizadas em data centers.
 
Para a Dataprev, a certificação CEEDA é uma oportunidade valiosa para confirmar que a gestão e operação de seus data centers são consistentes e estão em total acordo com a estratégia de sustentabilidade operacional da empresa. Ressaltando, ainda, que a competitividade e a confiabilidade dos serviços prestados pela empresa estão diretamente relacionadas à capacidade de operar de forma eficiente as suas instalações de TI.
 
CEEDA
 
O selo CEEDA tem como objetivo fornecer uma análise da implementação das melhores práticas de eficiência energética auditada e certificada dentro de um data center.
 
A conquista da certificação é feita por meio de um plano de ação operacional de desempenho, que permite que as organizações comparem suas instalações em matéria de eficiência energética. 
 
Como é o seu funcionamento 
 
O ciclo de avaliação tem duração de dois anos e é composto por uma primeira avaliação mais abrangente e uma segunda, que é feita um ano depois.
 
A avaliação inicial fornece uma análise detalhada da implementação de um conjunto de melhores práticas em eficiência energética em instalações mecânicas e elétricas, TI e gestão operacional.
 
A segunda avaliação permite estimar os impactos do plano de eficiência energética, a nova implantação em infraestrutura e os novos serviços prestados. Também permite que o conhecimento prático sobre os mais recentes avanços em eficiência energética seja transferido para o cliente.
 
O processo de avaliação é simples
 
Após discutir o perfil da unidade a ser avaliada, e os objetivos que o cliente pretende atingir, um auditor reúne, remotamente, evidências da execução e o método de medição de um conjunto de até 90 melhores práticas e métricas. Uma vez completo, o auditor visita as instalações para recolher evidências, elabora um relatório com base nos resultados da avaliação e recomenda um nível de certificação (Bronze, Silver ou Gold). Este relatório é então analisado e o auditor é entrevistado antes da confirmação do nível de certificação alcançado. Em seguida, é feita a entrega do relatório de avaliação. 
 
A conquista do selo CEEDA tem como objetivo demonstrar o cumprimento de normas e regulamentos, a gestão eficiente das instalações e equipamentos de TI por parte da equipe dedicada, a competitividade do negócio de TI e o compromisso com as políticas ambientais e de responsabilidade social corporativa, aliado a uma significativa redução de gastos.
 
Entre as empresas certificadas no mundo estão: Tata Communications, CenturyLink (antiga Level 3), Claro, Axtel, Cemex, Fujitsu e ARM
 
DCD Awards
 
Em 2016, a Dataprev obteve reconhecimento nacional e conquistou o DCD Awards, na categoria "Equipe de Data Center do Ano". A empresa recebeu o prêmio com o caso “Desafios Multidisciplinares na Gestão de Ambientes de Missão Crítica”.
 
Equipe Dataprev
 
Um ano depois, a empresa venceu o DCD Awards Latin America 2017, na categoria "Melhor Projeto de Prestação de Serviço Digital no Setor Público", após disputar o prêmio com outras três empresas, sendo duas brasileiras. Também em 2017, a Dataprev foi finalista do DCD Awards Global, na categoria “Data Center Operation Team of the Year”, posicionando-se entre as quatros melhores equipes de data center do mundo. 
 
E, mais recentemente, a Dataprev foi selecionada como uma das finalistas do DCD Awards Latin America 2018, premiação promovida pela DatacenterDynamics que destaca iniciativas de inovação e eficiência em data centers. A empresa concorre em três das oito categorias, são elas: "Excelência na Operação de Data Centers"; "Melhor Projeto de Transformação do Data Center" ; e "Melhor Projeto Cloud". 
 
A cerimônia de premiação com os melhores projetos desenvolvidos na América Latina será realizada no dia 6 de novembro, em SãoPaulo, durante a 10ª edição do DCD Brasil.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos