Crise energética do setor de data center é um dos temas do DCD>Brasil

Em palestra, Kevin Kent, discutirá o aumento do armazenamento e processamento de dados e seu impacto no consumo global de energia elétrica, assim como estratégias para otimizar a eficiencia energética no data center

28 September 2018 escrito por Manaira Araujo - ----

Crise energética do setor de data center é um dos temas do DCD>Brasil
Kevin Kent, Data Center Operations Manager da Ohio State University
A crise energética no setor de data center e como a indústria pode atuar para dimunuir seu impacto ambiental são os temas da palestra de Kevin Kent, Data Center Operations Manager da Ohio State University, um dos palestrantes internacionais, confirmados para o DCD>Brasil 2018. A edição comemorativa de 10 anos do congresso será realizada nos dias 6 e 7 de novembro, em São Paulo.
 
Em 2017, cerca de 8 milhões de data centers no mundo todo, trabalharam dia e noite para armazenar e processar informações. Para garantir essa operação, esses data centers consumiram uma enorme quantidade de eletricidade: foram 416,2 terawatts-hora, representando 2% do consumo total global. Até 2020, a expectativa é que este consumo represente 5% da eletricidade global.
 
Além disso, estima-se que 65% da eletricidade da indústria de data centers está sendo produzida com combustíveis fósseis. Para os próximo oito anos, especialistas em energia e meio ambiente alertam que a indústria de data centers será responsável por 14% das emissões globais de carbono, elevando ainda mais as temperaturas globais.
 
Durante sua palestra no DCD>Brasil, Kevin Kent apresentará este cenário e estratégias para otimizar a eficiencia energética no data center. “A melhor maneira de alcançar a eficiência energética é reduzir o custo elétrico e estender a expectativa de vida de equipamentos, já que isso leva a uma redução no TCO (custo total de propriedade)”, explica o especialista. 
 
O benefício “oculto” vem com a compreensão da relação proporcional entre o consumo e energia (quilowatts-hora por ano - kWh/ano) e a redução das emissões de carbono, o que diminui o impacto abiental e os danos provocados pela mudança climática. “Nosso desafio é uma mudança de paradigma, do explosivo crescimento do data center para o consumo de energia de forma efetiva e responsável”, acrescenta Kent.
 
DCD>Brasil apresentará as melhores práticas do mercado de data center
 
Além da participação de palestrantes internacionais, o programa da 10ª edição da DCD>Brasil contará com especialistas brasileiros de empresas como B3, Bombril, BRF, Flytour, Marisol, OLX, Sanofi e TV GLOBO. O congresso de data center e infraestrutura cloud reunirá mais de 1.200 líderes de TI, nos dias 6 e 7 de novembro, no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo.
 
Inscreva-se agora no DCD>Brasil e fique por dentro das melhores práticas do mercado de data center e cloud: dcd.events/conferences/brasil2018#tickets
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos