Zopone Engenharia fortalece presença no mercado de data center

Empresa é uma das responsáveis pela implantação do maior empreendimento HVDC do Brasil

9 July 2018 escrito por DatacenterDynamics

A Zopone Engenharia completa 30 anos em 2018, atuando em todo território nacional e América Latina, com sólido capital financeiro e humano para execução simultânea de grandes obras nas áreas de infraestrutura para telecomunicações, data centers, energia, edificações residenciais, comerciais e industriais, urbanização e pavimentação. 
 
Na área de telecomunicações, a empresa atua na implantação de estações rádio base para celular, desde aquisição de área, licenciamento, projeto, construção até a instalação dos equipamentos; construção, ampliação e retrofit em centrais e data centers, desde a concepção do projeto, obras civis, hidráulicas, elétricas, automação, climatização, subestação de energia, GMG, No break, UPS, controle de acesso, CFTV e demais disciplinas aplicáveis a estes ambientes de missão crítica.
 
A área de eletromecânica está focada na implantação de subestações de energia de alta tensão, com ênfase na execução de empreendimentos em HVDC (High VoltageDirectCurrent).
 
Na construção civil destacam-se os empreendimentos industriais como as obras executadas para a Petrobras, edifícios comerciais e residenciais, bem como loteamentos e obras de pavimentação asfáltica em rodovias e vias urbanas. Em entrevista exclusiva, o diretor Junior Zopone, fala sobre o posionamento da empresa engenharia no mercado de data center. Leia, a seguir.
 
DatacenterDynamics: Como a Zopone avalia o setor de data center brasileiro hoje?
 
Junior Zopone: O mercado brasileiro tem demanda por grandes investimentos, há espaço para novos empreendimentos e a entrada de novos players no mercado. A evolução das tecnologias como Big Data, Internet das Coisas (IoT), Computação em Nuvem e da própria telefonia móvel, onde cada usuário se torna demandante de cada vez mais velocidade de dados, seja para redes sociais, seja para o streaming ou outras aplicações comerciais, exigirão infraestruturas confiáveis, tanto para os grandes data centers, quanto para os menores com a necessidade de se estar cada vez mais distribuído para atingir os níveis de latência das aplicações seguras. 
 
DCD: Qual é a estratégia da Zopone para se posicionar no setor?
 
J. Z.: Temos mantido contato com os investidores do setor, sejam os players do mercado, sejam instituições usuárias que constroem e operam seus próprios data centers, como os bancos e operadoras de telecomunicações, por exemplo, sejam as empresas webco que prospectam o mercado brasileiro para futura operação local, apresentando nosso portfólio, divulgando o know-how e a tradição da Zopone em empreendimentos de missão crítica.
Neste ano estaremos presentes no maior evento do setor, promovido pela DatacenterDynamics e aproveitamos desde já para convidar os leitores a visitarem nosso estande e conhecerem nossas soluções para o setor.
 
DCD: Gostaria que contasse dois casos de sucesso da Zopone no setor de TI ou de Telecom?
 
J. Z.: A obra Nextel MSO São Leopoldo (RS), executada de outubro /2008 a dezembro/2009, foi um desafio constante para a Zopone Engenharia, desde a aquisição do terreno para a obra. 
Durante a execução dos prazos exigidos pelo cliente, a entrega dos equipamentos, muitas vezes importados, impactaram diretamente no cronograma, exigindo que a Zopone trabalhasse sempre com agilidade mantendo sua qualidade imprescindível de sempre. 
 
A obra foi entregue no prazo necessário ao cliente para início da instalação e comissionamento dos equipamentos de telecomunicação, realizados pela Nextel. 
 
Outro caso de sucesso da Zopone Engenharia, foi a obra CPD Oi Telemar, com duração de dois anos, em que todas as atividades executadas eram críticas. Os serviços aconteciam com a estrutura da operadora Oi em funcionamento, sendo instalados 23 UPS de 300kVA cada. 
O objetivo desta obra era atribuir maior confiabilidade à energia e ao condicionamento de ar-condicionado, uma vez que todos os processos internos da operadora tinham seus registros no CPD Oi Telemar. 
 
DCD: O que levou a Zopone a querer fortalecer sua atuação no setor de data center?
 
J. Z.: Inovação é o que tem mantido e fortalecido a Zopone nestes 30 anos. Hoje somos os responsáveis pela implantação do maior empreendimento HVDC do Brasil, entre os maiores do mundo e já estamos atuando em um segundo empreendimento nas mesmas dimensões. Nossa tradição em obras de telecomunicações, com as mesmas características de missão crítica e ampla experiência nestas disciplinas, nos qualifica para atender este setor que acreditamos receberá grandes investimentos nos próximos anos.
 
DCD: Qual é a expectativa da Zopone para o setor de data center para os próximos anos?
 
J. Z.: Cremos em grandes investimentos, tanto nos grandes data centers quanto em estruturas menores, distribuídas e próximas de suas aplicações, mas ambos os cenários com grandes exigências de infraestrutura confiável, disponibilidade de recursos e segurança digital. Um mercado com este nível de criticidade é espaço para atuação da Zopone e consideramos que ocuparemos nosso marketshare, trazendo a experiência e qualificação dos mercados que atuamos.
 
DCD: Gostaria que listasse os diferenciais da Zopone.
 
J. Z.: O capital humano, solidez da empresa e excelência em seus serviços fortalecem nossas experiências de 30 anos em mercados tão diversos como em data centers, obras industriais, telecomunicações, energia com metas e filosofia de trabalho que nos tornaram referência em nossas áreas de atuação.
Soluções inovadoras em nossos negócios embasadas em Qualidade, Custo e Prazo, sintetizados na sentença Qualidade Imprescindível que nos define e pelo qual o mercado nos identifica.
 
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos