Fernando de Noronha tem novo sistema de armazenamento de energia com tecnologia da NEC

Sistema NEC foi escolhido pelo Grupo Neoenergia e pela Lactec, responsável pelo gerenciamento de projetos, que serve de base para um programa de P&D no arquipélago da costa brasileira

10 July 2018 escrito por DatacenterDynamics

Fernando de Noronha tem novo sistema de armazenamento de energia com tecnologia da NEC
Fernando de Noronha (PE)
A NEC Energy Solutions, subsidiária da NEC Corporation, está fornecendo ao Grupo Neoenergia a solução de armazenamento distribuído DSS. Depois de concluído, no próximo mês de agosto, o sistema baseado na tecnologia de lítio-íon, juntamente com o software proprietário e controle de armazenamento de energia da NEC, AEROS, será usado em um projeto de P&D para auxiliar no gerenciamento da demanda e confirmação da geração de energia solar de Fernando de Noronha - Pernambuco; também na redução de combustível diesel, o que irá ajudar a preservar o ambiente natural do arquipélago da costa brasileira.
 
A proposta foi apresentada pela Celpe, do Grupo Neoenergia, em resposta a um pedido da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), em 2017. A instalação do sistema de armazenamento de energia, sob a gestão de projeto do Instituto Lactec e dos parceiros IATI, UFMG, USP e TECSYS já começou e busca soluções eficientes e eficazes para o armazenamento e gerenciamento da energia, gerada ao longo do dia a partir de dois sistemas solares. O projeto também visa encontrar uma forma sustentável e ecológica de substituir a energia gerada pelo diesel, atualmente utilizada no arquipélago em épocas quando não há sol. Até o momento, não há sistema de armazenamento de energia em Fernando de Noronha, que permita o acúmulo do recurso gerado ao longo do dia.
 
O projeto de pesquisa e desenvolvimento em Fernando de Noronha está previsto para ser concluído em agosto deste ano, quando a avaliação de desempenho terá início e se estenderá pelos próximos quatro anos. O projeto visa reduzir a geração intermitente de energia das fazendas solares do arquipélago, além de ajudar a reduzir o consumo de diesel, contribuindo para a preservação do meio ambiente local. Nossa proposta foi avaliada completamente pelo órgão regulador do setor, a ANEEL, e estamos bastante otimistas que será um sucesso. Na verdade, estamos realizando estudos para uma potencial extensão do escopo atual do projeto a ser colocado em prática em uma data posterior”, comenta José Antonio de Souza Brito, gerente corporativo de P&D do Grupo Neoenergia.
 
A plataforma de armazenamento foi desenhada para suportar a criação de serviços avançados no grid e para simplificar a instalação de serviços emergentes com foco em empresas comerciais e industriais, além das companhias de distribuição de energia elétrica, com o objetivo de otimizar o custo de energia e melhorar sua qualidade. Para as empresas distribuidoras, o benefício é o de suavizar as intermitências geradas pelas fontes renováveis, bem como ajudar no fornecimento de energia durante os picos de demanda.
 
A plataforma DSS possui capacidade de energia escalável de 85KWh a 510KWh e oferece de 100KW a 710KW em capacidade de potência. Seguindo o padrão internacional, que atende a certificação de segurança UL, incluindo o Sistema Conversor de Potência (PCS), que permite conexão em AC, o produto DSS é pré-configurado em fábrica em gabinetes que atendem todos os requerimentos e regulamentos ambientais, com garantia que pode ser estendida por até 10 anos
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos