Caloi acelera em Transformação Digital

Empresa escolheu a Salesforce para digitalizar todos os processos de vendas e faturamento de pedidos, que passaram de 2 dias para apenas 1 minuto

4 July 2018 escrito por DatacenterDynamics

Tradicional fabricante brasileira de bicicletas, a Caloi elegeu a Salesforce para atualizar a gestão da empresa, de forma a garantir um suporte mais ágil e eficiente para seus clientes.
Com um extenso portfólio, que vai de bikes infantis até as profissionais e elétricas, a Caloi tem uma carteira de 1.800 clientes ativos igualmente diversificados, composta por grandes magazines, Lojas de Esportes, Bike Shop´s e até pequenas bicicletarias. Apesar da inovação dos produtos, a empresa sentia a necessidade de ter uma interface mais ágil e amigável.
 
Ao constatar que para impulsionar seu crescimento era preciso se adequar à Transformação Digital, a Caloi buscou alternativas, por meio de consultas e uma licitação. Por fim, escolheu as soluções Sales Cloud e Customer Community da Salesforce, que foram implementadas nos departamentos de Vendas e Marketing, e também passaram a ser utilizadas na versão móvel pela Equipe de Vendas em campo.
 
Tendo o cliente no centro do projeto, o primeiro passo da empresa foi a integração e digitalização de todos os processos e sistemas, o que garantiu mais agilidade para os Consultores de Negócios, que antes passavam metade do dia apenas resolvendo problemas de outras áreas e respondendo dúvidas sobre o status das compras. “Conseguimos não só aumentar a produtividade, mas também mudar o papel da equipe comercial, que está usando os 50% a mais de tempo para prestar uma consultoria estratégica para os clientes”, conta Eduardo Romão, gerente Nacional de Vendas do Canal Bike Shop da Caloi.
 
Na etapa seguinte, foi preciso superar o grande desafio de integrar as soluções Salesforce em tempo real com as demais ferramentas já utilizadas pela Caloi, criando uma nova e completa base de dados na qual, só na primeira fase da integração, que durou apenas dois meses, foram inseridos mais da metade dos clientes.
 
Com apoio da Processor, parceira Salesforce responsável pela implementação do projeto, a Caloi forneceu aos compradores corporativos acesso a todo o portfólio da marca, com fotos e detalhes dos produtos, além da visibilidade do estoque e da possibilidade de acompanhar o ciclo do pedido passo a passo que está em implementação. Como resultado da autonomia conferida aos clientes e à interface de fácil utilização, atualmente 100% das vendas já estão sendo feitas via solução, seja pelos consultores de negócios ou pelos clientes já capacitados.
 
“O sistema também garantiu governança aos processos de pedido, aprovação de proposta e prospecção de leads e oportunidades, que eram todos manuais. Antes, era preciso uma equipe de três pessoas para checar todos os 200 pedidos diários, item a item. Dessa forma, os pedidos demoravam dois dias para serem faturados. Agora, são feitos em apenas um minuto”, comemora Eduardo Silva, gerente de TI da Caloi.
 
Segundo o executivo, os processos tiveram um resultado tão expressivo que a Caloi irá expandir o uso das soluções Salesforce por toda a empresa: “Desenvolvemos o B2B, sistema de casos e agora estamos terminando o forecast (previsão de vendas). Queremos mapear as lojas visitadas pelos clientes via aplicativo móvel para posicionar os produtos da Caloi e utilizar os serviços na área de atendimento de autorizadas (peças em garantia)”, completa.
 

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