Relatório aponta grau de conscientização e preparação para a GDPR

Pesquisa revela que 59% dos participantes consideram muito importante a Lei Europeia de Proteção de Dados, mas só 55% das empresas se sentem mais ou menos preparadas

11 June 2018 escrito por DatacenterDynamics

Relatório desenvolvido pela Netskope, em parceria com a Cloud Security Alliance (CSA), o  “GDPR Preparation & Challenges Survey Report”, aponta o grau de conscientização e preparação das empresas diante da implementação da regulamentação europeia General Data Protection Regulation (que em português quer dizer regulamentação geral de proteção de dados), que entrou em vigor dia 25 de maio. Trata-se do novo regulamento da União Europeia, que muda significativamente as obrigações de empresas que lidam com dados de pessoas residentes na União Europeia. 
 
A pesquisa contou com a participação de 1.129 empresas das regiões Américas, Europa e Ásia-Pacífico. Os participantes são membros de equipes de TI no mundo todo, sendo 53% com cargos diretivos na área. Porém, pela quantidade de informação, só 200 respostas foram levadas em conta para o relatório final, uma vez que cumpriam os critérios de avaliação dos pesquisadores. Aproximadamente, 50% das empresas participantes contam com uma média entre 1 e 1.000 funcionários e 56% delas estão alocadas na região das Américas.  Dentre os segmentos econômicos participantes, a maior presença é do setor de TI, com 52%, enquanto 14% são empresas da área Financeira.
 
O relatório aprofunda em alguns aspetos a preparação das empresas diante da adoção e implementação da GDPR, apontando os segmentos que estão mais preparados, a relevância do tópico para as empresas, o tipo de estratégias que têm sido implementadas para alinhar as companhias ao novo marco legislativo e o impacto da regulamentação na estrutura das empresas. Abaixo, alguns dos pontos de destaque da pesquisa:
 
Conhecimento e adoção do GDPR
 
Entre as empresas participantes existe um conhecimento sólido da GDPR e os prejuízos derivados do seu não cumprimento. Os setores de TI e Telecomunicações mostraram maior interesse na implementação da nova legislação em comparação com outras áreas econômicas. Também pode se destacar que as companhias das regiões Europa, Oriente Médio e Ásia possuem mais conhecimento do que as outras regiões participantes, possivelmente por conta do impacto que a regulamentação tem no gerenciamento dos dados locais:
 
 
- 59% dos participantes consideram muito importante a GDPR, mas só 55% das empresas se sentem mais ou menos preparadas;
- 83% das empresas participantes não se sentem preparadas para a adoção da GDPR;
- 48% das empresas da região das Américas estão familiarizadas com a GDPR. Em contaste, na região EMEA (Europa, Oriente Media e África), 60% das empresas estão familiarizadas com a regulamentação;
- 45% dos participantes estão executando estratégias para a adoção da GDPR e 38% percebem que a sua organização de alguma forma está preparada para a nova regulamentação.
 
Desafios e mudanças para a implementação do GDPR
 
As empresas participantes reconhecem que o maior desafio da implementação da GDPR é a perda de dados e a proteção deles. Nesse sentido, as empresas usaram códigos de conduta e auditores externos para conseguir cumprir as normas e ao mesmo tempo ultrapassar os desafios mencionados: 
 
-  O maior desafio na implementação do GDPR é perda de dados (53%) e a proteção dos mesmos;
- Para demostrar o cumprimento das normas, os participantes optaram por vários recursos: 68% vão documentar as políticas de dados, 55% utilizarão serviços de auditoria interna, enquanto 56% irão aderir a um código de conduta previamente aprovado;
- 44% dos participantes manifestaram que a implementação do GDPR gerou algumas mudanças. Porém, 30% afirmam ter que executar apenas mudanças insignificantes;
- Alguns dos aspectos que mais apresentaram mudanças na estratégia organizacional para se adaptar ao GDPR foram: acordos com fornecedores (68%), compras de TI (52%) e desenvolvimento de produto (37%).
 
 

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