Município de Arapongas investe em anel óptico para conectar serviços públicos

Entre os benefícios para a população do interior do Paraná estão redução de custos do poder público, agilidade e segurança no atendimento na área de saúde, além de ganhar acesso Wi-Fi
 

12 June 2018 escrito por DatacenterDynamics

Formada por um anel óptico de 20 quilômetros, a rede que foi inaugurada em 2015, fornece conectividade para escolas, postos de saúde, além de todos os demais departamentos das secretarias municipais.
 
O projeto de implantação da rede óptica começou em 2011, quando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, que à época não estava integrado à pasta de Comunicações) realizou um processo de seleção de municípios para prover verbas para projetos de Cidades Digitais.
 
A iniciativa foi selecionada em primeiro lugar no Paraná e em 12º no Brasil, contemplando switches e roteadores para as redes fixa e Wi-Fi. O investimento de US$ 6,9 milhões, sendo R$ 500 mil de contrapartida da Prefeitura, permitiu ao município implementar primeiro a infraestrutura de rede. Com isso, as escolas rurais, que antes não contavam com acesso à internet, mesmo tendo laboratórios de informática, foram conectadas, e a gestão pública passou a ser totalmente integrada em Arapongas.
 
Aliás, a Prefeitura coloca na área da educação a maior expectativa com o projeto, o município vislumbra, implementar soluções que possibilitem tornar o ensino fundamental mais interativo, com acesso a conteúdos de qualquer lugar do mundo, e até mesmo digitalizar as bibliotecas municipais. Outras opções são a possibilidade de gravar as aulas para que o estudante possa acessá-las mais tarde e revisar o conteúdo dado em sala ou também transmitir as aulas em tempo real aos alunos, que eventualmente estejam ausentes por questões de saúde.
 
A administração municipal também implantou um sistema de registro de ponto eletrônico e, em janeiro de 2018, a biometria nesta área. Assim, reduziu o tempo e as condições para processamento da folha de pagamento dos mais de 3 mil servidores públicos. O registro, que antes era físico e precisava ser transportado por um carro da Prefeitura, de cada local para a Diretoria de Recursos Humanos, passou a ser processado eletronicamente e online, permitindo a redução de fraudes e erros, além de acelerar o tempo de processamento dos dados, que caiu de uma exigência de 10 dias antes do fechamento da folha, para no máximo dois dias.
 
O RH não “perde” mais tempo conferindo planilhas e redigitando informações. Os dados são transmitidos de cada relógio de ponto do município, através da rede óptica, diretamente para o sistema de folha de pagamento. “É mais agilidade, segurança e conforto para os funcionários. O RH agora pode destinar mais tempo para tarefas mais 'nobres', pois não precisa processar uma imensa quantidade de papel como antes, já que o sistema online faz 80% do trabalho automaticamente”, conta Vagner Mantovani, analista de TI da área de Projetos de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Arapongas.
 
 
Wi-Fi para a população
 
 
À população, o benefício direto é a rede Wi-Fi gratuita que a Prefeitura começou a disponibilizar em outubro de 2017, em 70 pontos de Arapongas -principais parques, praças e espaços públicos.
 
Dimensionada para atender até 15 mil usuários simultaneamente ao longo do dia, com uma conexão de 3 megabits para download e upload por pessoa, o Wi-Fi já conta com 2,8 mil cidadãos cadastrados e a expectativa é de que 10% da população se torne usuária ativa, cerca de 12 mil pessoas.
 
Segundo Mantovani, toda a área urbana está conectada, inclusive os bairros que não são atendidos pelas operadoras de telecom. O Wi-Fi alcança também a zona rural, onde os usuários contam com 5 megabits para download e upload, qualidade maior justamente para compensar eventuais debilidades na rede da região, que recebe conectividade através de enlaces de rádio, a partir do anel óptico.
 
Para o Wi-Fi públicos, foi disponibilizado um link dedicado de 300 mbps, com possibilidade de aumento no futuro, já que a expectativa é que os custos caiam com o passar do tempo e a quantidade de usuários aumente.
 
O plano principal é que esta rede pública traga mais facilidade de acesso aos serviços eletrônicos da Prefeitura, sendo a inclusão digital o objetivo do projeto. “Por isso, o cidadão pode acessar o portal da Prefeitura sem a necessidade de se cadastrar”, explica Galian. A intenção é que outros serviços digitais das esferas estaduais e federais sejam disponibilizados sem a necessidade de cadastro. Para acessar os demais conteúdos da Web, o cidadão precisa realizar um cadastro e registrar login e senha.
 

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