Os Desafios da Operação de Data Centers de Larga Escala

Para falar sobre os desafios e aspectos de uma operação eficiente para Data Centers de Larga Escala, a DatacenterDynamics conversou com o especialista Alberto Alves
 

 

16 March 2018 escrito por Tatiane Aquim

Os Desafios da Operação de Data Centers de Larga Escala
Alberto Alves, diretor técnico da ZERO Electric Engenharia
Quando relacionado a vendas, o termo “Data Center de Larga Escala” (Large-scale Data Center), se configura como um tipo de venda em atacado, geralmente uma ou mais salas inteiras (suítes), dedicadas a um único cliente. 
 
A cada ano que passa, mais provedores de data center vêm se posicionando como empresas de infraestrutura e real state, focando mais na construção e gerenciamento dos facilities do que na TI propriamente. O termo “Data Center de Larga Escala” também se aplica, quando referido a uma operação com plantas de data centers distribuídos em localidades diferentes.
 
Para falar sobre os desafios e aspectos de uma operação eficiente para Data Centers de Larga Escala, a DatacenterDynamics conversou com Alberto Alves. Atualmente, diretor técnico da ZERO Electric Engenharia, o executivo é engenheiro eletricista, formado pela Faculdade de Engenharia de São Paulo e possui MBA pela BI International Business School de São Paulo e Babson College of Boston - USA. Alberto Alves é TIER Specialist pelo Uptime Institute e possui mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de instalações de missão critica para data centers de grandes corporações globais. Nos últimos cinco anos, atuou no desenvolvimento da operação da Ascenty Data Centers e atualmente vem desenvolvendo estudos sobre Sustentabilidade Operacional para Data Centers. Leia, a seguir, a entrevista.
 
DatacenterDynamics: Quais são os desafios impostos pela operação de Data Centers de Larga Escala?
 
Alberto Alves: Além da ginástica financeira para alinhar os custos da operação com o negócio, pois como a rentabilidade é muito justa, ficando ligada à quantidade, dando assim pouca margem para eventuais desvios; esses projetos geralmente estão vinculados a grandes corporações com padrões firmes e definidos, onde o nível de serviço exigido é muito alto tornando assim fundamental a disseminação da cultura do modelo operacional. Com isso, é vital a padronização das ações e procedimentos.
 
DCD: Que vantagens Data Centers de Larga Escala oferecem?
 
A.A.: Custos reduzidos provenientes da otimização de recursos e alto nível de serviço, com a operação dedicada, alinhada aos seus próprios padrões corporativos.
O Marco Civil da Internet propiciou acesso efetivo dos Hyperscales Globais no mercado brasileiro de data center com um modelo moderno de contratação em larga escala (wholesale), representando um crescimento significativo nas operações de data centers, nos últimos cinco anos. Acredito que em breve teremos novas empresas participando desse mercado, porém, é importante ressaltar os cuidados que devem ser tomados com esse tipo específico de fornecimento, onde os projetos devem propiciar maximização de produção, operação otimizada e layouts customizados com acessos independentes em ambientes dedicados com infraestrutura segregada. 
 
DCD: Em termos de Sustentabilidade Operacional para data centers, o que vem sendo feito no Brasil?
 
A.A.: A certificação da resiliência da infraestrutura instalada (classificação Tier) já faz parte da cultura dos gestores e usuários de data centers no Brasil. Esse entendimento vem evoluindo, onde tão ou mais importante quanto a composição da sua infraestrutura, é garantir estar preparado para operá-la. No Brasil já existe uma importante gama de profissionais certificados e preparados para tocar processos de sustentabilidade operacional, porém, ainda é tímida a quantidade de infraestruturas certificadas. Com a evangelização da cultura de excelência operacional para garantir a continuidade e nível de serviço, este cenário deverá mudar em breve.
 
DCD: Qual deve ser a estratégia para a melhoria dos data centers?
 
A.A.: Ela deve estar alinhada à missão imperativa do negócio, até mesmo para ser eficiente economicamente. Renovações tecnológicas e ações para Eficiência Energética são sempre bem-vindas, porém, devem sempre manter focar no impacto na resiliência da infraestrutura.
 
DCD: Quais são os maiores desafios hoje em termos de restrição de investimento em data center?
 
A.A.: Na minha opinião, desenvolver um projeto e uma operação escalável de tal forma que atenda aos prazos de entrega acordados e o fluxo financeiro do negócio.
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos