Sercompe centraliza operações da Secretaria de Saúde do Paraná

Buscando estruturar o atendimento, a SESA procurou modernizar suas instalações com uma solução capaz de integrar sua base de dados, oferecer maior capacidade de expansão de armazenamento e mais segurança

9 February 2018 escrito por DatacenterDynamics

Dispondo de uma ampla estrutura física, com unidades em todo o estado, a Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) comporta 22 unidades de Saúde Regionais, unidades de Hemoterapia, Farmácias de Medicamentos Especializados, 17 hospitais, laboratórios e diversas unidades administrativas, que juntas, somam aproximadamente 90 pontos distribuídos pelo Paraná.
 
A fim de promover melhorias contínuas de estrutura e atendimento, a SESA procurou modernizar suas instalações com uma solução capaz de integrar sua base de dados, oferecer maior capacidade de expansão de armazenamento e mais segurança. Além disso, necessitava de melhorias no acesso às informações, dos sistemas, tanto de base nacional como os desenvolvidos pela SESA, com o intuito de agilizar e organizar o acesso às informações de saúde pública. Para dinamizar essa infraestrutura, a Sercompe foi a empresa escolhida por meio de licitação.
 
A solução proposta foi a de centralizar os usuários do sistema em uma única base de dados consolidada e qualificada. Para isso, foram utilizados dois equipamentos modelo HPE Converged System (CS250), com capacidade de 24 Terabytes e que oferecem soluções de virtualização, armazenamento de dados e conexões integrados na fábrica. Essa foi a primeira implementação desta solução convergente da HPE no Brasil.
 
“Além de ser um novo cliente da Sercompe, essa solução foi comercializada pela primeira vez no Brasil. Apesar disso, o time da Sercompe não enfrentou dificuldades para a implementação. O processo foi transparente e a experiência operacional foi fundamental para o processo", conta Marcelo Porto, account manager da Sercompe.
 
A solução CS250 possibilita que de maneira remota, por um único local, uma pessoa controle a operação e o gerenciamento. Isso é possível, já que a HPE possui soluções proativas, que sinalizam prováveis falhas e proporcionam abertura de chamado ao suporte técnico sem a necessidade de intervenção humana. Dessa forma, o cliente não precisa estar no ambiente para que seja identificada uma possível falha no equipamento, nem ao menos se preocupar em fazer uma ligação telefônica para abrir o chamado de suporte de soluções.
 
Servidor ágil para a SESA
 
Por estarem obsoletos, os servidores de torre geravam muitos problemas. Centralizar as operações nesse sistema convergente é uma ação que trará um ganho muito grande em suporte e manutenção, além de facilitar o gerenciamento da rede e a atualização dos servidores. A ação também permitirá estruturar as bases históricas de saúde para gerar informações e realizar predições e análises estatísticas mais elaboradas. Haverá ainda, redução no consumo de energia elétrica e ampliação de espaço, tendo em vista que a solução aplicada é compacta.
 
“A solução facilitou a interface de comunicação do servidor, além de deixá-lo mais rápido. O processo foi bem organizado. Tivemos reuniões antes da entrega do equipamento, ativação e as instalações foram feitas dentro do programado. Tudo foi muito bem organizado entre a Sercompe, a HPE e a SESA”, conta Manoel Pires de Paiva, gerente de TI da SESA
 
Hoje, o data center da SESA possui ambiente certificado e garantido por cinco anos, com tempo de solução para cada componente de até seis horas para que, em caso de falha, ela não seja sentida pelo usuário. Além disso, a solução garantiu mais produtividade e eficiência energética.
 

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