Fluke aposta no mercado de data center do Brasil

Empresa é veterana em prover ferramentas de teste eletrônico compactas

7 December 2017 escrito por DatacenterDynamics

Fluke aposta no mercado de data center do Brasil
Carla Murakami, gerente de marketing da Fluke
De acordo com a Fluke, a tendência é que todas as empresas migrem seus dados para data centers de grande porte, pois nessas infraestruturas, as informações ficam disponíveis na nuvem, com rápido acesso, além de estarem alinhadas com as últimas tecnologias de armazenamento de dados em termos de servidores. Além disso, as empresas não precisam se preocupar com manutenção, consumo de energia ou perda de dados. Esse tipo de data center possui redundância, é seguro e confiável, no que diz respeito à rede elétrica e de alimentação. A empresa, fundada em 1948, é uma das líderes mundiais em ferramentas de teste eletrônico compactas e profissionais. Os clientes da Fluke são técnicos, engenheiros, eletricistas e meteorologistas que instalam, solucionam problemas e gerenciam equipamentos industriais, elétricos e eletrônicos e processos de calibração.
 
No Brasil, o escritório local responde pela operação da América Latina. A Fluke, que conta com 96 distribuidores no país; mais de 500 produtos comercializados, 186 pontos de vendas, revela porque decidiu apostar no mercado de data center brasileiro. Confira a entrevista aqui, com Carla Murakami, gerente de marketing da Fluke.
 
DatacenterDynamics: Por que a Fluke decidiu apostar no segmento de data center?
Carla Murakami: Seguindo a tendência da indústria 4.0, no qual as empresas passam a investir mais em armazenamento de informações na nuvem, o segmento de data center tornou-se alvo para Fluke por tratar-se de um mercado crescente no Brasil. Neste cenário, observamos a oportunidade de focar no setor, uma vez que temos soluções completas para a manutenção de data center em todo aspecto industrial. Realmente é um segmento muito estratégico para a Fluke. Um ponto importante é que o Grupo Fortive, no qual a Fluke está inserida, já atua no mercado de data center por meio da divisão da Fluke Networks, fornecedora de soluções de teste e monitoramento de rede. Agora, a Fluke industrial (IG) entra neste segmento com soluções para a manutenção de data center.
 
DCD: Qual é a importância deste setor no mercado geral da Fluke?
C.M.: A entrada no setor de data center é uma iniciativa da Fluke alinhada com o que chamamos de oportunidade de mercados, ou seja, direcionar esforços para segmentos, onde a empresa não atua. Por isso, no início de 2017 realizamos um trabalho de identificação dessas verticais e vimos que o mercado de data center era uma ótima oportunidade, já que a Fluke possui ferramentas para atender esse setor de forma eficaz. Esse novo business dá sustentabilidade para os negócios da Fluke, onde já temos uma forte atuação nos mercados de Oil&Gas, Mineração, Utilities, entre outros. 
 
DCD: Quais soluções a Fluke oferece para Data Center?         
C.M.: Temos um portfólio de soluções para este setor, com mais de 50 equipamentos. Destaque para ferramentas de Qualidade de Energia, Termografia, Análise de Baterias e Osciloscópios Portáteis.
 
DCD: As soluções da Fluke abrangem todo tipo de Data Center? 
C.M.: Sim, duas frentes resumem nossa atuação dentro do data center: criar consciência nos data centers em relação a eficiência energética, já que hoje o consumo de energia elétrica representa 80% dos gastos de um data center; e a manutenção preditiva.
 
DCD: Que resultados a Fluke espera obter no segmento de Data Center?
C.M.: Temos uma grande expectativa de crescimento, na casa de dois dígitos e pretendemos manter o crescimento para o próximo ano. De 2016 para 2017 dobramos o faturamento dos produtos de data center e crescemos 10% nas vendas das quatro linhas de produtos. A entrada da Fluke no setor de data Center aconteceu globalmente e o Brasil foi o país que mais desenvolveu este segmento em 2017. O sucesso da Fluke Brasil no segmento tornou-se caso de sucesso da corporação. 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos