Infinera estabelece dois marcos inéditos do setor para tecnologias de transporte óptico

Novas tecnologias foram projetadas para ajudar operadoras a obter o melhor desempenho de suas redes ópticas de transporte

8 November 2017 escrito por DatacenterDynamics

A Infinera, uma das líderes em fornecimento de redes de transporte inteligentes, alcançou dois marcos inéditos do setor para tecnologias avançadas e coerentes, que aumentam a capacidade e o alcance das redes de transporte óptico para um nível superior. O primeiro marco opera as tecnologias de transmissão óptica para 100 gigabaud (Gbaud) e o segundo marco aprimora a tecnologia de modulação para 1024QAM (modulação de amplitude em quadratura). Essas novas tecnologias foram projetadas para oferecer a maior capacidade possível em um único comprimento de onda para distâncias variadas, ajudando às operadoras a obter o melhor desempenho de suas redes ópticas de transporte.
 
"A Infinera utiliza exclusivamente a integração óptica vertical para maximizar o desempenho da rede de transporte óptico. Os novos níveis de desempenho em taxa de transmissão e esquemas de modulação para os comprimentos de onda de terabit apresentados na ECOC (Conferência Europeia sobre Comunicação Óptica) são bons exemplos de como essa abordagem pode eventualmente resultar em soluções de produção com capacidade e alcance maiores", comenta Andrew Schmitt, Analista Líder da Cignal AI.
 
As redes de transporte óptico representam um componente fundamental da infraestrutura global de comunicações, permitindo que os serviços baseados em nuvem atinjam usuários em todo o mundo e contam com três eixos para aumentar o desempenho da transmissão:
 
Taxa de transmissão: a taxa na qual os símbolos de modulação são transmitidos. A taxa de transmissão de dados típica implantada é de 32 GBaud com a modulação de chaveamento de fase em quadratura transportando 4 bits por baud, resultando em 100 gigabits por segundo de transmissão. Enquanto a indústria de tecnologia no ramo de optoeletrônica está avançando para demonstrações de desenvolvimento de 66 GBaud, a Infinera é a primeira a exibir 100 GBaud usando 32QAM para alcançar uma taxa de transmissão de dados de 1 terabit por segundo (Tb/s) em um único comprimento de onda utilizando circuitos integrados fotônicos à base de fosfato de índio (PICs) integrado com o controlador eletrônico e os circuitos integrados específicos do aplicativo amplificador. Este resultado foi apresentado na Conferência Europeia sobre Comunicação Óptica de 2017 (ECOC).
 
Esquema de modulação: converte os bits em símbolos. Na ECOC, a Infinera apresentou o esquema de modulação de ordem superior de 1024QAM, usando algoritmos de modelagem de constelação avançados e subportadoras de Nyquist, permitindo que os comprimentos de onda sejam espaçados um do outro para maximizar a taxa de dados para um certo alcance. A plataforma de teste da Infinera usou 66 GBaud em 1024QAM para alcançar 1,32 Tb/s, proporcionando uma eficiência espectral de 9,35 bits por segundo por hertz ao longo de 400 (km), um pioneirismo no setor.
 
Contagem de canais: implementa múltiplos comprimentos de onda paralelos em um único módulo para criar um supercanal coerente. À medida que as taxas de transmissão de dados aumentam, ao se colocar componentes ópticos mais próximos em um chip integrado, acaba se reduzindo o tamanho e a energia do componente ao mesmo tempo em que se aumenta a confiabilidade.
 
A taxa de transmissão de dados e o esquema de modulação foram abordados pelo setor por um certo período de tempo. A abordagem atual da Infinera estabelece agora novos marcos para cada um deles. A tecnologia PIC da Infinera habilita supercanais coerentes de alto número de canais. Essas tecnologias indicam o próximo nível de capacidade e de resultado, que podem ser alcançados nos próximos anos.
 
"A Infinera está fornecendo mecanismos ópticos com mais frequência a fim de ajudar os operadores a alcançar uma capacidade excepcional e atingir o desempenho em suas infraestruturas de rede de transporte", disse o Dr. Dave Welch, co-fundador e presidente da Infinera. "À medida que os serviços de 5G sem fio e de vídeo por cabo decolam, a Infinera é de um valor significativo para os operadores de rede de transporte, criando as primeiras soluções do setor".
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos