Dataprev: data centers projetados pela Aceco TI em SP e RJ conquistam certificação Tier III Facility

Projeto de modernização foi concluído em 2014, com a maior sala-cofre da América Latina. Esta é a segunda etapa do selo Tier III

10 November 2017 escrito por DatacenterDynamics

Dataprev: data centers projetados pela Aceco TI em SP e RJ conquistam certificação Tier III Facility
Data Center Rio de Janeiro da Dataprev Crédito: Mirian Fichtner/Arquivo Dataprev
Em 2013, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) assumiu um dos maiores desafios de sua trajetória: modernizar e ampliar os Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com a construção da maior sala-cofre até então na América Latina, com 488 m². Para um projeto desse porte, a Dataprev contou com os serviços e expertise da Aceco TI, uma das líderes na América Latina em projeto, implantação e manutenção de Data Centers e Centros Integrados de Comando e Controle (CICC).
 
Neste semestre, como parte do Plano de Ação 2017 da Dataprev, que traz as ações indispensáveis para se atingir os objetivos estratégicos, a empresa conquistou a certificação Tier III Facility para os data centers de São Paulo (em outubro) e do Rio de Janeiro (em agosto), concedida pela entidade máxima em certificação de data center, a organização internacional Uptime Institute. O selo atesta que as instalações foram construídas conforme o projeto e atendem a todos os pré-requisitos para a realização de manutenções sem a necessidade de interrupção da operação, observando o desempenho da infraestrutura e o tempo de atividade.
 
Essa é a segunda modalidade de certificação Tier III obtida pela Dataprev. Em dezembro de 2016, tanto o Data Center Rio de Janeiro (DCRJ) quanto o Data Center São Paulo (DCSP) receberam o selo Tier III Design, que se refere à certificação dos projetos dos dois ambientes.
 
“Desde o início do processo de modernização dos nossos data centers, nosso principal objetivo foi o de garantir a segurança de nosso maior patrimônio, que são as informações do Estado brasileiro. Por isso, nada mais importante que uma certificação internacional para atestar que a Dataprev é referência em qualidade no processamento de grandes volumes de dados”, afirma o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Matheus Belin. Segundo o executivo, todos os clientes possuem tratamento isonômico e de alto nível, compatível com a responsabilidade de atender cada vez melhor o cidadão.
 
Para garantir que o data center da Dataprev estava pronto para receber o selo Tier III Facility, referente à certificação da infraestrutura construída, o Uptime Institute realizou testes e isolou quadros elétricos, equipamentos de climatização e caminhos de distribuição de energia para simular uma situação de manutenção e reconhecer que a operação seria mantida nessas situações. “É possível isolá-los porque o projeto foi pensado para que houvesse uma redundância de equipamentos e caminhos de distribuição. Além disso, a infraestrutura criada em 2014 ampliou a capacidade energética e de refrigeração para uma operação ininterrupta e com vistas a futuras expansões”, explica José Roberto Borsoi, diretor de Engenharia da Aceco TI.
 
Ainda em 2017, a Dataprev espera adquirir a certificação Tier III Design para o Data Center Distrito Federal (DCDF). No dia 23 de outubro, o ambiente completou 2 mil dias de funcionamento sem incidentes de infraestrutura, devido ao nível de redundância e alta disponibilidade que os data centers da Dataprev atingiram com a modernização de todo o parque de TI, realizada pela Aceco TI. Já o selo Facility para o DCDF deve ser entregue no primeiro semestre de 2018.
 
Os planos futuros da Dataprev comportam a aquisição da última categoria de selo Tier III, chamada de Operational Sustainability, para os três data centers da empresa. A expectativa é que todo o processo de certificação Tier III do DCRJ e DCSP seja concluído ainda em 2017, estabelecendo o nível ouro em operação. No caso de Brasília, o processo deve ser finalizado em 2019.  
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos