Blockchain: BRF e Carrefour se unem à IBM para reforçar rastreabilidade de alimentos

Projeto foi desenvolvido na Garagem 11.57– um espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem

10 November 2017 escrito por DatacenterDynamics

A BRF, uma das maiores empresas de alimento do mundo, e a rede varejista Carrefour se uniram à IBM Brasil para desenvolver o projeto “Food Tracking”. A intenção é realizar a rastreabilidade de produtos, por meio da tecnologia de blockchain. O intuito é informar ao consumidor, de maneira simples e objetiva, a procedência dos alimentos, considerando todas as etapas do negócio: produtiva, comercial e logística. O projeto foi desenvolvido na Garagem 11.57– um espaço criado pela IBM para acelerar inovações e aplicações na nuvem.
 
De acordo com Regina Nori, líder de soluções técnicas da IBM Brasil, a preocupação com segurança alimentar e a confiabilidade da origem dos alimentos vêm crescendo mundialmente. “No Brasil, a BRF e o Carrefour estão otimistas com o potencial da tecnologia de Blockchain para trazer mais visibilidade ao atendimento à conformidade e qualidade dos processos”, explica.
 
A fase inicial, que também busca identificar oportunidades e dimensionar os desafios na aplicação da solução tecnológica, contempla um lote específico de lombo suíno congelado e fatiado da marca Sadia. O projeto utilizando a plataforma Blockchain da IBM baseado no Linux Foundation’s Hyperledger Fabric, durou oito semanas e o produto foi comercializado em hipermercado da rede em São Paulo (SP). “Como a produção e distribuição ocorrem em larga escala, em diversos países, e envolvem inúmeros parceiros de negócios, vimos a oportunidade de evoluir as atuais soluções de rastreabilidade existentes para uma plataforma mais colaborativa e segura, que permite certificar os produtos e garantir a qualidade desde o campo até o consumidor. No experimento realizado com Carrefour e IBM, o Blockchain despontou como uma alternativa viável para atender a essas necessidades”, explica Ney Santos, vice-presidente da área da tecnologia da BRF.
 
A partir da leitura de um QR Code afixada na embalagem, o consumidor terá acesso a informações detalhadas das etapas de produção, distribuição e disponibilização do produto na prateleira do varejo.
 
O Carrefour já possui diversos programas de certificação, qualidade, rastreabilidade socioambiental e de segurança alimentar no Brasil. Em linha com esses compromissos, o sistema Blockchain amplia a garantia de qualidade dos produtos que comercializa em todo o país, oferecendo mais uma ferramenta ao cliente que se preocupa cada vez mais com a origem dos alimentos que consome.
 
 

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