São Paulo FC modernizará gestão com sistema digital utilizado pelas maiores empresas do mundo

Clube será o primeiro do Brasil a implementar a tecnologia de gestão de negócio em tempo real da SAP

5 October 2017 escrito por DatacenterDynamics

O São Paulo Futebol Clube deu um passo importante para aprimorar e modernizar sua administração. O clube do Morumbi assinou contrato com a Atos, multinacional europeia de tecnologia, para implantação do SAP S/4HANA, o mais avançado sistema de gestão integrada do mercado, que processa dados em tempo real.
 
O sistema desenvolvido pela SAP, fornecedora alemã de tecnologias para gestão de negócios, ajudará o São Paulo a administrar de forma digital e automatizada os departamentos de finanças, gestão fiscal, suprimentos e controle de ativos e bens — como prédios, terrenos, centros de treinamento, entrada e saída de materiais, estoque de produtos e medicamentos, entre outros processos.
 
Também será digitalizada a gestão de contratos e CLT. Com a implantação de um sistema como o SAP S/4HANA, que será feita pela Atos; o ganho de produtividade, economia de tempo e recursos gastos com processos burocráticos pode chegar a até 80%.
 
O acordo faz parte de um esforço da gestão do presidente do São Paulo FC, Carlos Augusto de Barros e Silva, para aprimorar a Governança Corporativa do Tricolor, conforme previsto na reforma do Estatuto do clube, aprovada em dezembro de 2016.
 
“Com essa iniciativa, o São Paulo faz um investimento em seu futuro. Nosso clube sempre foi referência de organização e planejamento. Ao apostar no uso das tecnologias mais avançadas para modernizar a gestão, reforçamos essa posição de vanguarda”, comenta Barros e Silva.
 
De acordo com a Atos, empresa responsável pela implantação e suporte do sistema, a expectativa é que todo o processo de implementação ocorra num período de seis a oito meses. “A Atos está muito satisfeita em trabalhar com um dos maiores clubes do Brasil, apoiando o São Paulo em seu processo de transformação digital e aumento de eficiência”, ressalta Alexandre Morais, head de Transformação Digital da Atos.
 
O segmento de Esportes e Entretenimento é um dos 25 setores de mercado em que a SAP atua.
“Ao passar a utilizar o SAP S/4HANA, o São Paulo Futebol clube contará com um sistema de gestão de ponta, utilizado pelas maiores empresas do mundo. Este é um grande passo para profissionalizar ainda mais a gestão administrativa do tricolor, não só para esta mas para as próximas gestões que vão comandar o clube”, destaca Denis Tassitano, diretor de vendas da SAP Brasil.
 
Atualmente, clubes de ponta no mundo utilizam soluções SAP para otimizar gestão do negócio, de desempenho de jogadores e de engajamento com torcedores, entre eles o Bayern de Munique, Manchester City e o time alemão TSG Hoffenheim, que utiliza uma série de soluções SAP e que é patrocinado pela SAP.
 
São Paulo na nuvem
 
A implantação do SAP S/4HANA levará o Tricolor a um novo patamar de tecnologia, que inclui reorganização de processos e a transferência de seus sistemas de gestão e processamento de dados para plataformas na nuvem, hospedadas, geridas e suportadas remotamente.
Essa transferência garante maior agilidade e confiabilidade para a gestão das informações, já que o clube não dependerá mais de servidores localizados na sede do São Paulo.
 
Desempenho esportivo
 
Em um primeiro momento, o sistema será focado na melhoria da administração do São Paulo. No entanto, o SAP S/4HANA também pode ser aproveitado para melhorar o desempenho esportivo da equipe.
 
A seleção da Alemanha, atual campeã do mundo, é uma das pioneiras na utilização do sistema para a gestão de informações esportivas obtidas em tempo real, como dados de desempenho dos jogadores em campo, condicionamento físico e de saúde dos atletas.
 
Um exemplo dessa aplicação é um chip que capta, por meio do suor do atleta, os níveis de ácido lático em seu organismo, identificando aqueles com maior desgaste. Isso permitiria, por exemplo, a substituição de um jogador com maior chances de desenvolver uma lesão muscular.
 
Outra aplicação da plataforma pode estar na gestão dos programas de sócio-torcedores e de utilização comercial das arenas. Com base no histórico de comportamento dos fãs, seria possível, por exemplo, determinar o valor médio do ingresso mais adequado para determinado jogo.
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos