Logicalis divulga estudo sobre a maturidade da IoT no Brasil

Ao todo, foram realizadas 176 entrevistas, sendo 160 quantitativas e 16 entrevistas qualitativas. Das empresas participantes, 37% faturam acima de R$ 500 milhões

5 October 2017 escrito por DatacenterDynamics

Pelo segundo ano consecutivo, a Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, analisou o mercado brasileiro para chegar a um retrato mais assertivo da maturidade, em relação à adoção de soluções de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). 
 
Highlights
 
· 71% das empresas acreditam que a IoT atingirá um nível de relevância para os negócios "alto" ou "muito alto" nos próximos cinco anos.
 
· O principal benefício esperado dos projetos de IoT é o aumento de inteligência e suporte à tomada de decisão, refletindo o amadurecimento do mercado.
 
· 68% das empresas investirão mais em IoT em 2017, se comparado a 2016.
 
· As principais barreiras para adoção da IoT estão relacionadas à dificuldade de se chegar a uma justificativa financeira (ROI) e uma argumentação sólida, capaz de quebrar resistências culturais.
 
Maturidade
 
Para 37% dos entrevistados, IoT já é importante ou muito importante para os negócios - aumento significativo frente aos 27% da primeira edição do estudo. Além disso, para 71% dos respondentes, IoT terá importância alta ou muito alta dentro dos próximos três ou cinco anos – frente a 62% no ano anterior.
 
Atualmente, 18% dos entrevistados já adotam e 19% estão em processo de adoção de soluções de IoT. Para 2018, 28% dos respondentes já tem planos concretos de adoção de IoT.
 
Benefícios
 
Os principais benefícios esperados a partir da adoção da Internet das Coisas são aumento de inteligência e suporte à tomada de decisão, seguido por novas fontes de receita e por melhoria na experiência do consumidor. No ano passado, as empresas buscavam produtividade, eficiência operacional e redução de custos.
 
Arquitetura
 
A maturidade do mercado fica evidente também quando se pergunta sobre a complexidade das soluções. Em 2016, os respondentes relacionavam a projetos de IoT apenas sensores, rede e analytics. Neste ano, já se nota a inclusão de uma plataforma de IoT, uma camada de inteligência artificial e/ou machine learning e o aumento da importância da segurança.
 
Segmentação
 
O setor de utilities e o agronegócio despontam como os mais avançados na adoção de IoT -  45% e 30% dos entrevistados, respectivamente, já possuem projetos. No segmento de agronegócio, 56% das iniciativas se dá por decisão estratégica em vez da comprovação de ROI – sendo a única vertical que pende para a inovação.
 
Já o segmento de manufatura, apesar do alto potencial de resultados, é o mais conservador em relação à IoT - apenas 12% já adotam a tecnologia. Isso se deve à falta de garantia de retorno antes de investir: apenas 31% da indústria adota IoT se não tiver garantia de retorno. Esse, inclusive, é um dos principais desafios para adoção da tecnologia em todos os segmentos.
 
Investimentos
 
Os investimentos cresceram consideravelmente em 2017, acompanhando o amadurecimento das empresas em relação ao tema. Apenas 25% dos entrevistados não possui orçamento dedicado a IoT, contra 47% na edição passada. Entre os que já têm, a maioria (35%) afirma ser um investimento inicial e 33% garante que o valor dedicado a esse tipo de projeto é maior do que no ano passado
 
Metodologia
 
Foram realizadas 176 entrevistas, sendo 160 quantitativas e 16 entrevistas qualitativas. Das empresas participantes, 37% faturam acima de R$ 500 milhões.
 
Conclusão
 
O potencial de mercado das soluções de Internet das Coisas no Brasil está claro. Conforme cresce o entendimento sobre o conceito, aumenta também a importância dada ao tema pelas empresas. Hoje, IoT é assunto estratégico para grande parte das organizações e os benefícios esperados estão cada vez mais ligados à tomada de decisões e à transformação dos modelos de negócios.
Para obter mais detalhes do estudo, clique aqui.
 

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