Blockchain: solução para transações financeiras e outros modelos de negócios

Além de reinventar o setor financeiro, a cadeia de blocos já é uma estratégia de empresas do setor de alimentos e saúde, assim como de organizações públicas

22 September 2017 escrito por Manaira Araujo - ----

Blockchain: solução para transações financeiras e outros modelos de negócios
Blockchain: solução para transações financeiras e outros modelos de negócios
Blockchain é o novo sistema de transações por internet que está cada vez mais presente nas estratégias de organizações públicas e privadas pelo mundo. A nova tecnologia é uma evolução Bitcoin, a moeda virtual, e através dela é possível realizar, além do envio de dinheiro, outros tipos de transações pela internet, de forma ágil e segura.
 
Entre as utilidades desse grande banco de dados online, público e inviolável, destacam-se: pagamentos e envio de dinheiro virtual, validação de contratos e outros documentos, seguimento de produtos desde a produção até a sua venda.
 
Mais segurança e agilidade nas transações financeiras
 
Os pioneiros em implementar essa solução são os bancos. O consórcio R3, formado por 70 dos maiores bancos do mundo (incluindo Itaú e Bradesco), está criando mecanismos para implementar o Blockchain em escala global.
 
Yiseul Cho, Blockchain Data Specialist do HSBC do Reino Unido, é uma das convidadas do DCD>Brasil 2017 para tratar deste tema. “Como a ciência dos dados e as transações financeiras estão mudando com a tecnologia do Blockchain” é o título da palestra que a especialista apresentará no primeiro dia do evento.
 
A palestrante resume Blockchain como “Descentralização e Desagregação”. Segundo a especialista, “será uma reestruturação profunda de todo o setor financiero através de muita inovação”. 
 
Blockchain já faz parte da estratégia de outros negócios
 
As possibilidades de aplicação do Blockchain não estão restritas apenas ao setor financeiro. Bernardo Madeira, co-fundador da Smartchains, enumera as possibilidades de aplicação desta tecnologia para diversos setores:  
 
Setor Público: registro de processos, identidade única, registros médicos, auditoria em cadeia de suprimentos. 
Retail e Telcos: cadeia de suprimentos, programas de fidelidade, diminuição de Fraude
Seguros: processamento de requerimentos, certificações de apólices, histórico de utilização de bens.
Manufatura: cadeia de suprimentos gestão de autopartes, rastreabilidade na manutenção
 
“Com o processamento e envio da informação de maneira rápida, eficiente e segura, podemos reduzir potencialmente os erros, as fraude e os custos em diversos setores”, explica Bernardo.
 
Por exemplo, durante a divulgação dos resultados da operação “Carne Fraca” realizada pela Polícia Federal no iníco do ano, o Blockchain foi citado por vários especialistas como uma opção para garantir a qualidade do processo de produção e venda de alimentos. Neste sentido, a BRF anunciou recentemente que está aplicando Blockchain e IoT para rastrear sua cadeia de suprimentos, desde a criação passando pelos processos de  produção, distribuição e venda.
 
Outro setor que pode ser beneficiado é o de saúde. O Inovaincor do Instituto do Coração está com um projeto para aprimorar os serviços, a segurança e engajamento dos pacientes, bem como seu modelo de negócio. Este será o tema da palestra “O impacto do Blockchain na saúde digital”, que será realizada por Guilherme Machado Rabello, gerente de Inteligência de Mercado do Instituto do Coração (InCor).
 
No setor público, o Blockchain também é uma das apostas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que fez um estudo das diferentes formas de implementações da tecnologia blockchain e seu potencial disruptivo para serviços públicos. "Aliado com soluções que já oferecemos, é possível gerar ainda maior segurança nas informações", disse o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto Júnior.
 
Descubra as aplicações do Blockchain no DCD>Brasil 2017
 
Conheça mais sobre as aplicações do Blockchain nos diversos setores no DCD>Brasil 2017, congresso brasileiro de infraestrutura tecnológica e transformação digital que este ano celebra seu 9º aniversário e será realizado nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Eventos Pro Magno, na cidade de São Paulo.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos