Embratel: soluções de cloud, tendências e Era Digital

Com um portfólio completo de soluções em nuvem e data centers certificados, empresa de telecom se destaca no mercado
 

17 May 2017 escrito por Tatiane Aquim

Embratel: soluções de cloud, tendências e Era Digital
Data Center Lapa
Especialistas são unânimes em afirmar que a Computação em Nuvem veio para ficar e crescer. Tal constatação vem de pesquisas feitas sobre um mercado, que amadurece a cada ano. A Embratel não discorda e vem apostando forte neste segmento. 
 
Para a empresa, cada vez mais as nuvens irão endereçar ambientes e soluções complexas. Sendo assim, as organizações que buscam estar à frente e serem referências no mercado, precisam estar abertas para as vantagens que a nuvem traz, inclusive para as companhias que possuem ambientes de TI muito complexos, heterogêneos e com legados. 
"Nuvem é um caminho para as empresas melhorarem sua dinâmica de TI e se manterem competitivas na Era Digital", declara Mário Rachid, diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
 
Data Center
 
A Embratel possui cinco data centers, localizados no Rio de Janeiro (2 centros), Brasília (1 centro) e São Paulo (2 centros), que atendem tanto demandas de clientes quanto as internas das empresas do grupo América Móvil (Embratel, Claro e NET). O monitoramento ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana, com acompanhamento e suporte de profissionais especializados. Os data centers da Embratel estão interligados via Backbone IP (Internet Protocol) de alta disponibilidade e alta performance com conectividade de baixa latência. A empresa se destaca com seus data centers certificados por importantes institutos e possui uma das mais modernas infraestruturas e soluções de conectividade da América Latina. O Data Center Lapa, possui a certificação Tier III, fornecida pelo Uptime Institute, o principal instituto de certificação americano, e também pela TÜV Rheinland, certificadora alemã, que atesta qualidade, robustez em TI, escalabilidade e flexibilidade do ambiente. Recentemente, a Embratel conquistou a certificação CEEDA (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award), por meio do selo CEEDA in Progress de eficiência energética, para o Data Center Lapa, em São Paulo. A certificação faz parte de um programa internacional, que atesta a implementação das melhores práticas em eficiência energética dentro de um data center. Hoje, a Embratel atende mais de 1.000 clientes em IaaS (Infraestrutura como Serviço) e mais de 12.000 em SaaS (Software como Serviço) em seus data centers.
 
Casos de Sucesso
 
A Embratel está presente na maioria das empresas brasileiras com algum tipo de solução de Telecom, TI ou mobilidade corporativa. O Grupo Serttel, por exemplo, adquiriu a solução de Data Center Virtual Híbrido da Embratel com 15 servidores com mais de 500 GB de memória RAM, 84 VCPUs e 19,25 TB de armazenamento. A solução permite a hospedagem das aplicações e a integração entre a rede de comunicação e a infraestrutura de TI do cliente. A Nuvem Híbrida da Embratel hospeda todos os aplicativos do Grupo, como os de mobilidade. Todas as soluções do Grupo utilizam redes privadas de comunicação para interagir com as aplicações hospedadas em Nuvem. Assim, a empresa garante uma solução integrada de alta performance, segurança e disponibilidade.
 
Já a E-Open, empresa de desenvolvimento de aplicações, utiliza o Cloud Server da Embratel para armazenar diversas aplicações, que são acessadas diariamente por milhares de pessoas, como cursos de educação à distância de importantes universidades e hospitais do país. A Embratel oferece para o cliente uma solução de Infraestrutura como Serviço (IaaS) armazenada em nuvem, com a vantagem de pagamento conforme o uso, dispensando eventuais custos com compra de equipamentos e de sistemas.
 
Outro caso de sucesso, é o Hosted Exchange. Os serviços de e-mail corporativos armazenados na Nuvem da Embratel estão em funcionamento em todos os sites da transportadora RTE Rodonaves. Ao todo, são 1.800 licenças de Hosted Exchange utilizadas pelo cliente em 140 localidades de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. 
 
Tendências 
 
Para a Embratel, a Nuvem irá endereçar cada vez mais soluções com aplicações sofisticadas e de alta complexidade. Este ano surgirão novas funcionalidades voltadas para alto desempenho e aplicações de missão crítica. Estimativas indicam que a Nuvem Pública deve crescer acima de 20% ao ano, até o fim da década. De acordo com o Gartner, até 2020, mais de 50% de todas as grandes implementações de Internet das Coisas exigirão serviços de segurança baseados em nuvem para operar dentro de riscos aceitáveis. 
 
"Portanto, é possível dizer que poucos elementos da tecnologia corporativa terão um avanço tão intenso, nos próximos dois anos, quanto Cloud Computing", conclui o diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel.
 
 
 
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific