Sistema FIEG adquire Data Bunker da Tier4

Solução atende 35 localidades e garantiu uma economia de 60% nos gastos, além de maior segurança, controle de gestão e alta disponibilidade de acesso

22 November 2016 escrito por DatacenterDynamics

Buscando melhorar a performance de seu ambiente de TI, o Sistema FIEG, formado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás e as instituições SESI, SENAI, IEL e ICQ Brasil, decidiu adquirir a solução Data Bunker da Tier4 Intelligent Solutions, empresa nacional de engenharia especializada em soluções para Data Centers. 
 
O então antigo data center das empresas, instalado em Goiânia, tinha a infraestrutura de TI compartilhada, em um ambiente que se tornou ao longo dos anos desatualizado, impossibilitando novas adequações tecnológicas.
 
De acordo com o gerente de TI do Sistema FIEG, Marcos Fraga, na época da construção da sala, o ambiente chegou a comportar 40 servidores, mas nunca houve um projeto específico para armazenar um data center, com pisos e sistemas de alarme e ar condicionado adequados. “Agora chegou o momento de fazermos uma atualização do nosso parque de máquinas e nos deparamos com um investimento muito alto, que nos fez buscar alternativas no mercado. Encontramos na solução da Tier4 o ambiente ideal para receber nosso data center. Tivemos total apoio de nosso diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas, que acreditou no projeto e autorizou o investimento”, conta Marcos Fraga, gerente de TI do Sistema FIEG.
 
Para Fraga, a principal demanda das instituições era ter um ambiente seguro, com alta disponibilidade e com a garantia de um sistema de fácil gestão com combate a incêndio, circuito de câmera, controle de acesso e temperatura. “O Data Bunker da Tier4 reunia todas essas facilidades em uma única estrutura fácil de ser montada e transportada, sem a necessidade de reformas e o melhor: com um custo menor, se comparado a uma solução tradicional de retrofit do ambiente, como era nossa proposta inicial de projeto”, completa.
 
De acordo com Natanael dos Santos, coordenador de Infraestrutura do Sistema FIEG, que também faz parte do time que acompanhou o projeto de migração de data center do Sistema FIEG, o ambiente anterior também enfrentava frequentes quedas de sinal de comunicação que interrompiam o funcionamento dos equipamentos, prejudicando o tempo de vida útil das máquinas e, por consequência, as operações das 35 localidades das empresas que compõem o Sistema FIEG, espalhadas pelo estado de Goiás. “Desde a instalação do Data Bunker, em fevereiro de 2016, não tivemos nenhum minuto de interrupção. O Data Bunker está em operação, on line, 24hrs por dia em perfeitas condições”, comemora Santos.
 
A nova solução Data Bunker implantada pela Tier4 no Sistema FIEG possui 44U’, 7KVAs e oferece redundância de circuitos de links, de firewalls, de servidores e duplo fornecimento de energia. Outro benefício é o sistema de monitoramento remoto e dados em tempo real na parte externa do equipamento, disponibilizando informações online, 24hrs por dia, dando mais segurança às empresas e evitando eventuais problemas.
 
O projeto, que teve início em março de 2015, por meio da CORE TELECOM, integradora da Tier4 no estado de Goiás, foi finalizado em fevereiro deste ano, e realizado em apenas uma semana. As empresas economizaram cerca de 60% com a aquisição da solução, que possui garantia e manutenção de três anos.
 
O sistema também investiu na melhoria dos meios de comunicação. As unidades que antes eram conectadas ao data center, via DSL ou transmissão de rádio com lentidão e baixa conectividade, agora estão interligadas por uma malha de MPLS; uma rede mais segura, criptografada e exclusiva ao sistema, fornecida por uma operadora local.
 
O sucesso do projeto entre os funcionários e os usuários finais foi tão grande que as empresas já estudam a ampliação do projeto com o site backup; o segundo Data Bunker das empresas.  
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos