Embratel recebe certificado "CEEDA in Progress" para o Data Center Lapa

Entrega foi realizada no DCD Converged Brasil, no dia 8 de novembro, no Centro de Eventos Pro Magno, na cidade de São Paulo
 

29 November 2016 escrito por Tatiane Aquim

Embratel recebe certificado
Paulo Venancio - Diretor de Soluções e Serviços de TI da Embratel, recebe o certificado das mãos de Jose Friebel - CEO Spain & Latam da DatacenterDynamics
A Embratel, uma das mais inovadoras empresas do Brasil, acaba de receber a certificação CEEDA in Progress (Certified Energy Efficiency in Data Centres Award), de eficiência energética para o Data Center Lapa, localizado em São Paulo.
 
Representada globalmente pela DatacenterDynamics, a certificação CEEDA, chegou ao Brasil em maio deste ano, e reconhece a implantação das melhores práticas de eficiência energética no data center. O selo, criado pela instituição inglesa de standards de TI BSC, qualifica data centers em três níveis: ouro, prata e bronze.
 
O Data Center Lapa da Embratel ocupa área total de 7 mil metros quadrados, sendo 2 mil metros quadrados de piso de TI, possui tecnologia de ponta em toda a infraestrutura, com usina de energia própria e flexibilidade para atender ambientes com alta densidade. Localizado na cidade de São Paulo, possui capacidade para atender médias e grandes empresas de todas as regiões do País.
 
Em entrevista exclusiva, Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel, conta como a Embratel vem vivendo este momento de pioneirismo no Brasil.
 
DatacenterDynamics: Por que a Embratel decidiu pelo CEEDA? 
 
Mário Rachid: A certificação CEEDA reforça a estratégia da Embratel, que oferece serviços diferenciados sempre com um olhar especial para a sustentabilidade. Trabalhamos para ter centros cada vez mais eficientes e sustentáveis. Ter o Data Center Lapa da Embratel como um exemplo de excelência e de ambiente ‘verde’ é motivo de muito orgulho para nós. 
 
DCD: Como o selo se encaixa dentro da estratégia de eficiência energética da Embratel?
 
M.R: A Certificação CEEDA traz uma abordagem em relação à estrutura de Data Center na qual a Embratel está inserida. Buscamos trabalhar com equipamentos eficientes, que geram um consumo de energia limpa, e auxiliam na redução do uso de outros componentes que seriam utilizados desnecessariamente em função de infraestrutura. Atualmente, o Data Center Embratel Lapa possui um PUE (Power UsageEffectiveness) de 1,6; efetividade de uso de energia considerada uma das melhores taxas do setor.
 
DCD: A Embratel possui uma política de responsabilidade corporativa no setor de eficiência energética?
 
M.R: A Embratel possui uma área específica para tratar do tema sustentabilidade. Isso mostra o quanto estamos comprometidos com a questão e o quanto direcionamos grandes esforços para o tema. Uma das medidas adotadas, em prol da eficiência energética, é a aquisição de energia no mercado livre, de fontes renováveis, como a solar e a eólica.
 
Além de atuar em prol da melhor eficiência energética, a Embratel possui a Certificação ISO-14001, que garante que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) utilizado pela empresa é consistente e colocado em prática. O SGA é um conjunto de procedimentos definidos para gerir uma organização na sua interface com o meio ambiente. É a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista da qualidade ambiental que procura. Além disso, desde 2013 a Embratel é certificada pelo Green IT. A iniciativa permite a revitalização da rede de cabeamento estruturado, substituindo cabos e acessórios de conectividade de tecnologias obsoletas, por soluções de última geração. 
 
Permitindo que o material sucateado receba tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias, a ação protege o meio ambiente. O programa evita a destinação incorreta da sucata de cabeamento, que pode ocasionar emissão de gases tóxicos quando queimada em ferros-velhos e aterros. Recentemente, a Embratel enviou 1.500 quilos de cabos metálicos e de rede para reciclagem. O material foi aproveitado na construção da nova sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro.
 
DCD: A Embratel pretende melhorar as instalações? E quanto planeja economizar em energia? Poderia detalhar qual é a meta da empresa neste sentido?
 
M.R: O foco da Embratel é fazer o uso de fontes sustentáveis de energia e adequar o parque atual com equipamentos que tenham selos de sustentabilidade. Também atuamos para adequar a arquitetura de nossos ambientes atrás de mais eficiência. 
 
DCD: Nos últimos anos, a Embratel implantou alguma medida de eficiência energética? 
 
M.R: Sim, implantamos uma série de medidas relacionadas à sustentabilidade e eficiência energética. Analisando as práticas sustentáveis que desenvolvemos nos últimos anos, podemos ressaltar que implantamos poços artesianos, iniciamos a captação de água de chuva, elaboramos projetos de água de reuso, além da aquisição de energia limpa no mercado livre.
 
DCD: Sabemos que o data center a ser certificado vai ser o da Lapa. A Embratel pretende certificar os outros data centers que possui?
 
M.R: O Data Center Lapa da Embratel é o primeiro certificado e planejamos a certificação para todos os Data Centers do Grupo América Móvil no Brasil, do qual fazemos parte.
 
DCD: Qual é o prazo da Embratel para obter a certificação?
 
M.R: Acreditamos que estaremos certificados com o "Certified Energy Efficient Datacenter Award", no primeiro semestre de 2017.
 
DCD: Até agora, qual é o balanço que a Embratel faz da certificação?
 
M.R.: Estamos muito felizes com o reconhecimento do selo CEEDA in Progress. Nossos clientes corporativos têm acesso a uma infraestrutura sem igual no País, que, agora, estará auditada e certificada também em eficiência energética. O Data Center Lapa já possui a certificação TIER III, fornecida pelo Uptime Institute, o principal instituto de certificação americano, e também pela TÜV Rheinland, certificadora alemã, atestando qualidade, robustez em TI, escalabilidade e flexibilidade de seu ambiente.
 
 

 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos