Economista mais influente do país estará no DCD Converged Brasil

Confira aqui uma entrevista exclusiva com um pouco do que o economista irá abordar no evento

4 November 2016 escrito por DatacenterDynamics

O DCD Converged Brasil 2016 contará com a presença de Ricardo Amorim, único brasileiro incluído no "Speakers Corner", lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais! Amorim é presidente da Ricam Consultoria, prestadora de serviços na área de negócios e economia global, e encabeçará o time de palestrantes do maior evento de data center da América Latina. 
 
Economista, formado pela USP, é pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela ESSEC de Paris. Atua no mercado financeiro desde 1992; trabalhou em Nova York e Paris, sempre como economista e estrategista de investimentos. Profere, há anos, palestras sobre economia e tendências no Brasil e no exterior. Foi palestrante-âncora e dividiu painéis com figuras ilustres, economistas ganhadores do Nobel e presidentes de bancos centrais. Ricardo Amorim é um dos debatedores do programa “Manhattan Connection" da Globo News.
 
Confira abaixo um pouco do que o economista irá abordar no DCD Converged Brasil 2016, no dia 8 de novembro, no Centro de Eventos Pro Magno.
 
DatacenterDynamics: Em que medida a transformação digital está afetando o ecossistema econômico?
 
Ricardo Amorim: A transformação digital não só está remodelando todo ecossistema econômico global, como também está fazendo com que a gente tenha desempenhos econômicos muito díspares em diferentes setores. Além disso, a realidade de países passando por situações extremas, como é o caso brasileiro, onde nos últimos anos houve uma crise econômica muito grave, o que se viu é que onde a transformação digital era mais forte, o desempenho econômico foi muito melhor.
 
Se tomarmos o desempenho do varejo como exemplo, nos últimos anos no Brasil, houve uma grande desaceleração do varejo como um todo. Em outras palavras, o varejo encolheu em vendas. No caso digital o que houve foi apenas um crescimento em ritmo menor. No primeiro caso, houve queda de vendas. No segundo, houve apenas um crescimento menor.
 
DCD: Que papel está reservado para os líderes de TI numa economia marcada pela digitalização?
 
R.A.: Os líderes de TI têm que se ver como estrategistas da construção de empresas mais competitivas. Em outras palavras, o que eles têm que pensar é menos na tecnologia e mais no negócio, mais nos clientes e na equipe. Como a tecnologia pode funcionar para tornar essa equipe mais forte, fazer com que a empresa alcance seus objetivos e seja mais bem sucedida, mais lucrativa.
 
DCD: O que os participantes do DCD Converged Brasil podem esperar da sua palestra, no próximo dia 8 de novembro?
 
R. A.: O que eu pretendo mostrar, é que a economia brasileira terá uma recuperação, que irá começar antes do que as pessoas imaginam. Já, no último trimestre deste ano e que vai acelerar ao longo do ano que vem; e será mais forte do que as pessoas imaginam. Isso significa que as empresas precisam se preparar para uma grande mudança de cenário. No cenário   recente houve grande desemprego, renda em baixa e portanto, com o consumidor com o bolso apertado, produtos mais baratos era uma grande vantagem. Daqui pra frente, gradativamente os consumidores vão voltar a privilegiar qualidade de produtos e serviços. As empresas precisam estar preparadas para isso.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos