Starline inova com solução de energia para data center

Barramento substitui todos os painéis elétricos
 

13 January 2015 escrito por Tatiane Aquim

Starline inova com solução de energia para data center
Jayme Cosceli, diretor-geral da TCSolutions
Em termos de energia as soluções tecnológicas, voltadas para o mercado de data center, têm que oferecer gerenciamento, supervisão, controle de processos e de demanda, consumo e fator de potência. A qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia influenciam a qualidade dos produtos, processos, utilização de ativos e de segurança.
 
Consciente de que os data centers são consumidores intensivos de energia, a TCSolutions oferece um amplo portfólio de gerenciamento de energia, softwares relacionados e serviços que ajudam os clientes a monitorarem e controlarem o consumo de energia em suas instalações. 
 
A TCSolutions é um representante exclusivo da Starline no Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. A utilização da Starline na área de data centers, visa facilitar o trabalho de instalação. Jayme Cosceli, diretor-geral da TCSolutions, detalha que as soluções da Starline, ao invés de trabalhar com cabos tradicionais na distribuição de energia  do data center, busca facilitar as conexões e a flexibilidade de instalação, dentro de um ambiente onde se tem diversos racks, com servidores mudando de potência a cada minuto. Em termos de evolução, a solução proporciona uma instalação limpa e rápida. Jayme Cosceli, diretor-geral da TCSolutions, destaca que uma instalação de cabos de um data center, que tenha 100 racks, leva de 8 a 10 dias para realizar a instalação. Com a Starline, esse prazo é encurtado para no máximo três dias.
 
Em geral o monitoramento de energia das instalações é feito por quadros elétricos ou circuito por circuito. No caso da Starline, Cosceli explica que em cada unidade de plug-in instalada, é possível ter o visor de instalação. Ou seja, é possível monitorar as fases de instalação e o monitoramento rack por rack. No caso de um site de colocation, é possível fazer o monitoramento de determinado rack e cobrar por energia consumida daquele rack. "Essa função é disponibilizada na caixa de conexão, que oferece interface via internet ou via wirelless", informa. 
 
Segmentos que mais buscam
 
O diretor-geral da TCSolutions diz que os segmentos que mais têm buscado os produtos da Starline, são sites que trabalham com colocation, já que neste segmento é possível ter alguns racks com densidade de dois ou três quilowatts em um dia, e em outro ter 10 kW.
 
Jayme Cosceli explica que para se fazer uma troca de instalação de um rack, que consuma dois quilowatts para 10, com a solução da Starline, é preciso somente trocar a caixa plug-in de 20 amperes para 60A. "Simplesmente se desliga o disjuntor, tira o circuito, sem desligar o barramento, e se coloca um outro circuito de 60A. Ao invés ter que trocar todos os cabos, todo sistema, a bitola dos cabos e disjuntores, é necessário somente trocar a caixa de conexão", explica.
 
Abrangência 
 
A Starline começou a operar mundialmente, focando no setor industrial e comercial (Automobilístico e Supermercados), mas acabou voltando suas atenções para o setor de data center, que hoje é um mercado extremamente grande no mundo inteiro. 
 
Instalação
 
A solução da Starline para data center oferece sistemas de 100 a 800 amperes. Jayme Cosceli destaca que o diferencial está em oferecer o barramento, que substitui todos os  painéis elétricos.
"Muita gente tem o hábito de falar: não vou instalar o barramento porque é muito caro. Mas não se pode comparar o barramento com o custo de um cabo de cobre. O barramento substitui todos os painéis elétricos, que derivam a instalação para o cabo dos racks. Sem contar com os custos de mão de obra – homem/hora, que são muito maiores em instalações tradicionais com cabos de cobre."
 
O diretor-geral ressalta que é importante colocar no orçamento o barramento mais os gastos do cabo, também o custo de bandejamento, de disjuntores e o custo dos painéis elétricos. Muitas vezes gerenciáveis ou não. Ainda o custo da mão de obra dentro do data center para realizar a instalação. Isso somado as taxas de impostos de importação, que no Brasil gira em torno de 20%. 
"Nos Estados Unidos a solução de cabo, comparada com a solução de barramento tem mais ou menos o mesmo preço", destaca.
 
Programa de Canais
 
A TCSolutions é uma representante exclusiva da Starline na América do Sul, atualmente está realizando um programa de credenciamento de canal de distribuição de produtos, voltados para o mercado de data center. A empresa pretende fazer um trabalho de suporte à marca nos países em que atua. Ou seja, oferecer toda parte de treinamento para o canal vender a solução. 
Neste momento a TCSolutions está credenciando  distribuidores no Brasil, Argentina e Chile.
 
DatacenterDynamics Awards
 
A TCSolutions é patrocinadora do DatacenterDynamics Awards, da categoria "Notável Contribuição para a Indústria", que reconhece o talento e o empenho de profissionais de TI para o aprimoramento e a expansão da indústria de data center brasileira.
Os últimos contemplados pela categoria foram: Lars Bjövkstrom, diretor de Assistência Técnica da Aceco TI e Bruno Pagliaricci, diretor de Infraestrutura e Administrativo da TIVIT. 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos