Neurotech fornece soluções avançadas para a Secretaria da Fazenda de Pernambuco

Soluções de alta complexidade incluem projeto pioneiro de Big Data Analytics.

10 July 2014 escrito por DatacenterDynamics - Focus

Após vencer licitação pública promovida pelo Estado de Pernambuco e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2013, a Neurotech está executando o projeto para o desenvolvimento de soluções para a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE). O projeto consiste no desenvolvimento de cinco soluções para suporte à decisão no planejamento e execução de ações fiscais e previsão de arrecadação, juntamente com o fornecimento de parte da plataforma de software (Sistema de Suporte à Decisão) da Neurotech, além de treinamento da equipe interna da SEFAZ-PE para autonomia no desenvolvimento de futuras soluções.
 
O modelo de previsão de arrecadação representa um salto tecnológico para a SEFAZ-PE, que passará a utilizar o conhecimento técnico-científico que levou a Neurotech ao pódio em três ocasiões no cenário internacional. Para a Neurotech, esta é a primeira solução de alta tecnologia preditiva embarcada na sua plataforma, colocada em operação no mercado brasileiro.
 
O modelo para efetividade da arrecadação é o modelo mais complexo já desenvolvido pela equipe da Neurotech ao longo dos seus 15 anos de experiência. Ele é um projeto de Big Data Analytics que envolve diversas áreas da instituição, todos os segmentos econômicos, todas as possíveis ações ficais, diversas fontes de dados em diferentes níveis de informação e imenso volume de dados.
 
“Um dos principais objetivos da Secretaria é fazer o contribuinte arrecadar o imposto definido na lei, preferencialmente por meio de esclarecimentos. Projetos dessa natureza permitirão a SEFAZ-PE passar cada vez mais a ter ações preventivas. No mundo ideal, multas não seriam necessárias”, afirma  o sócio responsável pela estratégia de inovação da Neurotech, Paulo Adeodato.
 
A licitação envolveu seis empresas participantes e duas etapas pelo método de Seleção Baseada na Qualidade (SBQ). A Neurotech venceu, tendo como um dos diferenciais a sua forte pontuação nos critérios técnicos. Em licitações julgadas pelo método de SBQ com verbas do BID, a parte técnica chega a valer o maior percentual da nota para projetos de alta tecnologia, como este. Nesse aspecto, a Neurotech coleciona certificações ao longo dos seus anos de história, com premiações por competência técnico-científica, inovação, gestão e empreendedorismo, nos cenários nacional e internacional.
 
Em junho, o software foi fornecido à SEFAZ-PE e foi iniciado o desenvolvimento da solução para melhoria da efetividade de arrecadação, cuja implantação se dará em dezembro de 2014, concluindo as entregas previstas para este ano. Mais três soluções estarão sendo desenvolvidas e implantadas em 2015, com objetivos em parcelamento de créditos tributários, ações fiscais em fronteiras e detecção de empresas fantasmas.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific