O Brasil na mira dos investidores DCIM

Investidores internacionais passam por cima do entrave da falta de mão de obra qualificada no país e colocam o Brasil no centro de sua estratégia de expansão

27 June 2014 escrito por Tatiane Aquim - Data Center Dynamics

O Brasil na mira dos investidores DCIM
Jaime Coscelli, Ceo da TC Solutions e Fred Dirla, CEO da FieldView Solutions
Segundo investidores estrangeiros as oportunidades DCIM no Brasil são promissoras, já que é crescente o número de instalações em construção, que estão adotando a solução. As empresas nacionais vêm aderindo o DCIM e é crescente a conscientização no país sobre o tema.
Em contrapartida, o país ainda sofre com a falta de profissionais altamente qualificados, para suprir uma demanda que só tende a crescer, com os eventos esportivos que o Brasil sediará. Na tentativa de sanar esse entrave para os próximos anos, o governo vem investindo em programas de qualificação, como o conhecido TI Maior.
 
O Data Center Infrastrucutre Management - DCIM, é composto por uma série de soluções que têm o objetivo de proporcionar o gerenciamento centralizado do data center, controlando os elementos de infraestrutura física de rede, TI, energia, armazenamento e gerenciamento operacional, que são interligados por um sistema de cabeamento óptico e metálico estruturado. 
 
O CEO da FieldView Solutions, Fred Dirla, diz que vislumbra um crescimento maciço na América do Sul, com construções contínuas de data centers. 
Segundo ele, em 2013, o 451Research Group publicou um relatório sobre o tamanho total, o alcance e o crescimento do mercado Multi-Tenant Data Center (MTDC) no Brasil e concluiu que é um mercado "pronto para um rápido crescimento.
"No mundo inteiro estamos testemunhando uma necessidade, sem precedentes, de gerir eficazmente a infraestrutura necessária para entregar uma massa de dados cada vez maior, que se tornou um modo de vida para a população mundial. Além disso, muitos gerentes de data centers chegaram a conclusão de que eles não podem mais trabalhar com técnicas ultrapassadas, manuais de métodos de extração estática, informações operacionais e detalhamento de consumo de energia a partir do número de silos de software." 
 
FieldView DCIM
 
O executivo acredita que rapidamente o DCIM se tornará um "must have" para a gestão de data center e a previsão é de que ele se torne tão fundamental como racks, UPSes e unidades de refrigeração.
O CEO garante que a solução Fieldview é a primeira com funcionalidade Co-Lo, lançada em 2009. Segundo ele, as empresas de Colocation precisam específicamente serem eficientes em redução no consumo de energia e, ao mesmo tempo protegerem a integridade de cada um dos SLAs de seus clientes. "Nossos clientes de Colocation utilizam a solução, que oferece massiva escalabilidade para lidar com as expansões, bem como ganho de espaço para venda, já que oferece o tempo real do dados para instalação e por isso,  pode vender capacidade física e energia encalhada, aumentando a receita."
 
De acordo com ele, a solução gera benefícios na economia de energia, oferece monitoramento granular, reserva de espaço e alertas do sistema.
"A solução FieldView DCIM e o MTDCs têm prova de cumprimento de SLA e pode proporcionar acesso individual a informações necessárias para acesso de portais seguros, que não comprometam a segurança de outros clientes. Oferece ainda mais, separação dos clientes por categoria, controlando o uso individual de faturamento e realizando previsões, em longo prazo, que determinam o consumo de energia e tendências que podem oferecer maior nível de economia, com dotação orçamentária."
 
Dirla diz que o primeiro passo é  a monitorização de energia e de temperatura, já que todas as outras ferramentas de gerenciamento do data center e DCIM exigem esses dados. O CEO ressalta que o FieldView DCIM pode ser implantado rapidamente e sem quaisquer aparelhos especiais. A aquisição de dados é feita através de transformadores padrão, sensores de temperatura e medidores digitais e analógicos, bem como outros sistemas, como BMSes, UPSes e EPMSes. A solução FieldView reúne os dados e envia estes diretamente para o aplicativo de processamento, registro, interpretação e distribuição.
 
 
Maior interesse das empresas
 
Atualmente o maior interesse das empresas é gerir seus data centers rapidamente, economizando recursos, aumentando a confiabilidade e poder lidar com o alto custo e limitada disponibilidade de energia. Dentro desse contexto, Dirla garante que a solução DCIM FieldView pode facilmente se adaptar em um data center existente, com down time zero e  0% de risco, usando sensores sem fio modernos e baixo custo de instalação, já o FieldView DCIM trabalha com sistemas existentes, independentemente do fabricante ou protocolos de comunicação e integra-se, independentemente do idioma do equipamento.
Através da parceria com TCSolutions para as Américas, Dirla diz que a união faz parte da estratégia FieldView de ofertar ambientes de missão crítica e para a venda DCIM na região.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos