Serpro apresenta o novo Centro de Comando em São Paulo

Receita, Dataprev e a Prefeitura de São Paulo estiveram presentes na inauguração

4 October 2013 escrito por Datacenter Dynamics - FOCUS

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) inaugurou, nesta quarta-feira, o novo Centro de Comando em São Paulo, área responsável por garantir a continuidade de serviços de clientes e a operacionalização dos ativos de infraestrutura.
 
A finalidade do evento foi mostrar aos clientes e representantes do governo, o projeto de modernização do novo espaço, em funcionamento desde o dia 19 de setembro. Este é o primeiro dos três centros do Serpro a ser modernizado.
“Como clientes nos sentimos seguros e em uma posição confortável, além de ver estreitado um relacionamento de parceria, que é o mais importante”, disse Mauro Sérgio da Costa, da Diretoria de Tecnologia da Secretaria da Receita Federal em São Paulo.
 
O Diretor de Administração do Serpro, Antônio João Parera, reforçou esse princípio. “Nossa finalidade é prover soluções de tecnologia para a administração pública tornando-a mais eficiente, mais moderna e, principalmente, aproximando-a cada vez mais do cidadão”, falou o Diretor.
“Nós tínhamos o sonho de ter um centro de comando à altura dos serviços que prestamos aos nossos clientes”, registrou o Diretor de Operações da empresa, Wilton Mota. “Antigamente trabalhávamos isoladamente, cada um na sua área. Hoje, compartilhamos o mesmo espaço. Todo mundo está na mesma sala, o que facilita a solução de problemas e o gerenciamento de serviços dos nossos clientes”, acrescentou Wilton.
“Estamos em um processo constante de crescimento para acompanhar a modernização dos serviços de nossos clientes”, complementou o Diretor-Presidente do Serpro, Marcos Mazoni. O presidente citou ainda a nuvem do Serpro, solução lançada em setembro como mais um resultado desse compromisso. “Concentrar toda a gestão de infraestrutura e serviços para antecipar-se aos fatos e ser proativo é o principal objetivo do Serpro”, concluiu o presidente Mazoni.
Estiveram também no evento, a gerente do departamento regional Sul do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ana Paula Paschoini, o representante da Unidade Regional em São Paulo da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) Fábio Neto, e o diretor de divisão da Secretaria Municipal de Serviços da Prefeitura de São Paulo, João Vargas.
 
O novo Centro de Comando em São Paulo
 
O objetivo é garantir a infraestrutura necessária para um trabalho de monitoração integrado e sinérgico entre equipes de rede, centro de dados e gerência de serviços, visando a agilidade no tratamento de incidentes, a melhora da qualidade dos serviços e a confiabilidade no fluxo de informações.
O destaque nessa evolução é a solução de video wall, parede de telas composta por um conjunto de monitores de LED justapostos, formando um único painel de grandes dimensões, que também pode ser setorizado. O novo recurso possibilita a exibição simultânea de informações de diferentes fontes sobre a qualidade dos serviços e de infraestrutura fornecidos pelo Serpro a órgãos do governo federal.
São exemplos desses serviços a hospedagem e disponibilidade de sítios utilizados por cidadãos, empresas e governo, como o da Receita Federal, o ComprasNet e o Portal dos Convênios (Siconv).
 
O centro, instalado em um ambiente totalmente reformulado, conta com a atuação de 57 empregados, em esquema de trabalho ininterrupto, apoiados por um vasto conjunto de ferramentas.
Em 2014, os Centros de Comando do Serpro no Rio de Janeiro e Brasília também passarão por um processo de modernização.
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos