Os benefícios do Armazenamento Flash

Darren Williams, Diretor de Operações e Engenharia de Vendas da Whiptail descreve os benefícios do Armazenamento Flash no data center

29 July 2013 escrito por Darren Williams

Os benefícios do Armazenamento Flash
Darren Williams of Whiptail

Nos últimos meses tem havido uma grande discussão na comunidade de TI e mídia sobre os impactos positivos e negativos que os data centers têm sobre as empresas e os consumidores. Há uma série de pontos positivos em torno dos data centers em larga escala, incluindo a redução do CAPEX. No entanto, existe o outro lado da moeda.

Não é nenhum segredo que os data centers não são muito verde e costumam ser bastante caros para operar, principalmente os grandes centros, a partir de uma perspectiva de despesas de capital. À medida que mais pilhas de dados de mais hardware são implantadas, aumenta a necessidade de mais potência e custos com resfriamento. Isso não levando em consideração os desafios operacionais necessários.

O maior data center do mundo, o SwitchNAP, da Switch Comunicações, é um escalonamento 2,2 milhões m², o que é cerca de duas vezes o tamanho do segundo maior data center que utiliza mais de 202 mil toneladas de refrigeração para manter os servidores de superaquecimento.

No que tange aos custos de refrigeração, o data center usa muita energia apenas para manter os discos girando 24/7/365. Mas o que pode ser feito para minimizar o CAPEX e OPEX associado ao data center?

Em primeiro lugar, é preciso olhar para os três componentes que formam o data center:

 

Computing - Custos de energia e refrigeração associados à computação dependem de que os servidores sejam usados com diferentes requisitos de energia e refrigeração. O advento da virtualização de servidores é um grande conceito a partir de uma perspectiva CAPEX puro, entretanto, máquinas virtuais em execução e consolidação de servidores demanda uma maior necessidade de recursos. Enfim, há muito pouco que pode ser feito para reduzir o consumo e os custos de energia em geral.

Networking – O equipamento de Networking é arcaico e não avançou nos últimos anos. Este equipamento é construído para especificações de classe portadora e, como resultado consome grandes quantidades de energia. Como há muito pouco desenvolvimento nesta área, não existe muita coisa que pode ser feita para reduzir os custos de energia neste componente.

Armazenamento - A maioria dos data centers está em dívida com unidades de disco rígido para a sua conservação, mas por causa dos componentes mecânicos associados com HDD de armazenamento, essas unidades de disco absorvem o máximo de energia. No entanto, há uma alternativa que reduz significativamente os custos de energia associados ao armazenamento, aumentando a performance, o Armazenamento Flash.

Dos três componentes do data center, o armazenamento é a única região onde uma alternativa à tecnologia atual pode ser aplicada de maneira que se consiga uma melhoria significativa. Desde que o Armazenamento Flash não tenha partes móveis, isso não só diminuirá a demanda por resfriamento da unidade, mas também aumentará o desempenho do mesmo, o Flash não terá que esperar a lenta movimentação de peças mecânicas para fazer o seu trabalho. Como resultado, o aumento da performance e as empresas terão a possibilidade de consolidar em seus servidores múltiplos HDD um número menor de matrizes do Armazenamento Flash, o que pode ajudar a reduzir os custos de energia no data center.

Por exemplo, a cidade de Delaware, Ohio, que tinha 12 servidores físicos existentes reduziu esse número para quatro, eliminando a necessidade de uma compra prevista, mas proibitiva de 50 servidores adicionais, energia reduzida e custos de resfriamento em 90%, reduzindo o custo total de propriedade para data center - espaço de rack de US$60.000 por ano para US$600 por ano. Tudo apenas por mudar o armazenamento de disco rígido para Armazenamento Flash no data center. Sem mencionar o aumento no desempenho geral, redução do tempo de acesso a um software de 20-100 milissegundos para um a dois milissegundos e redução MS Exchange de 10 minutos para 30 segundos.

No entanto, para colocar este modelo em prática é necessário mudar processos de negócio no que se refere aos gastos em data center.

 

As opiniões expressas são de responsabilidade do autor

 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos