Entrevista: diretor da EngePower fala ao DCD

Palestrante do Converged em Brasília, fala sobre os desafios em instalações críticas

14 May 2013 escrito por DatacenterDynamics FOCUS

Entrevista: diretor da EngePower fala ao DCD
O Converged Brasília acontece no hotel Royal Tulip Brasilia Alvorada (SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C)

Cláudio Mardegan, diretor da EngePower será um dos primeiros palestrantes da segunda edição do DatacenterDynamics Converged em Brasília, que acontece nesta terça-feira (14). Antes de falar no Hall 2 sobre “A importância do fator humano para a operação e disponibilidade na indústria de centro de dados”, ele conversou com o DatacenterDynamics FOCUS sobre questões cruciais como falhas humanas e sobre os principais desafios na montagem e gestão de uma equipe de instalação crítica. Confira:

 

DCD - Robert Tozer afirmou, no DCD Converged Lisboa, que, em última instância, todas as falhas são humanas. Você concorda com isso?

 

Somente posso concordar com esta resposta se partirmos da hipótese que somente Deus é perfeito. Como temos que colocar os pés no chão, ou seja, devemos trabalhar aquilo que podemos prever daquilo que temos que aprender. Por mais que se tente prever todas as possibilidades, no plano físico, não existe nada infalível. Assim, esperar que que um data center nunca vai cair e que se previu todas as possibilidades imagináveis seria até um pouco de presunção. Existem certos parâmetros que fogem da percepção de cada especialista de cada área.

 

Vou citar um exemplo. Você compra o gerador de um fabricante. O gerador está previsto para entrar quase sempre que você tiver uma condição não favorável. O projetista elétrico não sabe como o gerador foi fabricado, não sabe de quem o fabricante comprou o motor, de quem comprou o atuador, de quem comprou a bateria e consequentemente também não sabe como foram fabricados. Uma simples falha de um atuador (válvula) irá comprometer a entrada do gerador. Você pode ter acabado de testar e no dia seguinte o mesmo falhar.

 

Assim, de uma maneira prática, atribuir todas as falhas de um sistema alegando ser uma causa humana implicaria que temos que contratar Deus para trabalhar no nosso data center. Sendo prático, temos que investir em treinamento, temos que investir na qualidade do empreendimento. Tudo aquilo que é crítico, a decisão de aquisição não pode estar pautado apenas no preço.

 

DCD - Quais os principais desafios na montagem e gestão de uma equipe de instalação crítica?

 

Entre os principais desafios para compor e gerir uma equipe de instalação crítica são:

 

a) Conscientizar a alta gerência da importância de se ter uma equipe com boa formação e preparada para as contingências que não estão “na cartilha” e nos procedimentos. Isto custa mais caro. A Alta Gerência quase nunca quer gastar. Após um evento catastrófico, quase sempre se tem perda de imagem, de clientes, de dinheiro (multas), etc. A partir daí o pessoal se conscientiza um pouco e resolve investir, porém meses depois se esquece de tudo isso;

 

b) O segredo de qualquer contrato é ter um supervisor extremamente preparado. O que significa preparado ? Significa ter: boa relação interpessoal, soluções para conflitos, disponibilidade, competência técnica, competência administrativa, competência financeira, didática para saber treinar, ter disciplina, ser um líder, etc;

 

c) Controlar o turn over;

 

d) Conseguir fazer a equipe acreditar nos seus sonhos;

 

e) Envolver a equipe mostrando a importância de cada um no processo.

 

DCD - Qual a importância da qualificação continuada das equipes? Quais cursos mais importantes?

 

A qualificação continuada é fundamental para que se consiga chegar ao estado da arte no trabalho. Só se consegue melhorar a gestão com a participação de todos e para se conseguir isto é necessário que todos entendam perfeitamente o processo em que estão inseridos. Os cursos mais importantes irão depender da função de cada um.

 

Todos os cursos da DatacenterDynamics são ferramentas importantes. Eu acresceria o de “Gestor de Equipes de Site Críticos”, pois tenho certeza que um bom supervisor é fundamental para o bom andamento dos trabalhos.

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Whitepapers Ver Todos