Foz do Iguaçu ganha sistema de segurança na fronteira mais moderno do Brasil

Published on 17th December 2019 by Tatiane Aquim

A fronteira de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este, no Paraguai – a mais movimentada do Brasil, com circulação diária de 100 mil pessoas e 40 mil veículos – ganhou, na tarde de segunda-feira (16), um reforço no combate ao contrabando. O Fronteira Tech, vinculado à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Economia, vai permitir usar a tecnologia, como sistemas de câmeras e Inteligência Artificial para ajudar no controle alfandegário.
 
O Fronteira Tech envolve um conjunto de 70 luminárias inteligentes, com câmeras de alta definição, wi-fi e sensor de tiro, colocadas na entrada e na saída da Aduana e ao longo da Ponte da Amizade. Elas têm a capacidade de fazer o reconhecimento facial das pessoas que circulam pela fronteira, além de identificar as placas dos veículos. O software de Inteligência Artificial identifica padrões e gera dados que ajudarão no combate a crimes como contrabando, descaminho e tráfico de drogas e armas.
 
Esta nova ferramenta vai multiplicar o número de dados que auditores e analistas da Receita Federal terão acesso. “Hoje fazemos cerca de 10 mil abordagens, sendo 2 mil efetivas. Com o novo sistema, vamos aumentar o número de abordagens efetivas”, explicou o subsecretário-geral da Receita Federal do Brasil, Décio Rui Pialarissi. De acordo com ele, a sinergia entre Fronteira Tech, Ciof e as instituições envolvidas – entre elas Itaipu e PTI – é fundamental para o bom funcionamento do projeto.
 
“A ideia é não ficar só em Foz do Iguaçu. Vamos fazer da fronteira um projeto-piloto, para amadurecimento e melhorias e, assim, levar para as outras fronteiras do país”, defende Décio. Segundo ele, é preciso estar “um passo a frente” do crime organizado, para que o combate tenha êxito. “Se o crime é organizado, nós temos que ser mais ainda”, conclui.
 
 

CONECTAR-SE COM DCD

ENTRAR


Esqueci a senha?

Criar conta MyDCD

Você precisa de profissionais qualificados?

regiões

region LATAM y España North America Europe Em Português Middle East Africa Asia Pacific

Blogger

Whitepapers Ver Todos